Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Ordem de Perri

Secretário de Segurança é afastado do cargo e será monitorado por tornozeleira eletrônica

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Secretário de Segurança é afastado do cargo e será monitorado por tornozeleira eletrônica
O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, determinou nesta quarta-feira (20) o afastamento do Secretário de Segurança de Mato Grosso, Roger Jarbas.

Leia mais:
Riva desiste de todos habeas corpus e delação premiada passa a ser evidente


Será aplicada ainda a instalação de tornozeleira eletrônica e o cumprimento de busca e apreensão nas dependências da Secretaria de Estado de Segurança Pública. A assessoria de Comunicação do Poder Judiciário confirmou a informação.

Os pedidos foram apresentados por Ana Cristina Feldner, autoridade policial responsável pela condução das investigações no Inquérito Policial sobre os grampos.
 
Parecer do Ministério Público foi contra o requerimento. Porém, Perri escolheu por considerar substâncias colhidas no inquérito.

“Há indícios firmes e convincentes de que o representado vem se valendo do cargo público exercido para prática de diversos delitos”, afirmou o desembargador.

Conforme os autos, Rogers vem cometendo diversas ilicitudes para barrar as investigações.

O secretário afastado mandou investigar por conta própria conduta da delegada de polícia Alana Derlene Sousa Cardoso, que, em tese, teve envolvimento em suposto grampo ilegal.
 
Rogers Jarbas tentou investigar ainda o seu antecessor, o promotor de Justiça Mauro Zaque de Jesus, autoridade que trouxe à tona a existência do grupo criminoso formado para prática de escutas telefônicas clandestinas.
 
“Fora o fato de o representado, em tese, não ostentar competência para investigar a conduta dos delegados de polícia, haja vista que, em princípio, a apuração deveria partir do órgão correicional da polícia judiciária civil, verificou-se, ainda, várias irregularidades relacionadas à inquirição da delegada de polícia Alana Derlene Sousa Cardoso”, afirmam os autos.
 
“A partir do momento em que o Secretário de Estado se vale do cargo para beneficiar A ou B, inclusive, passando por cima de outras autoridades regularmente investidas – configurando, assim, em tese, a prática de atos delituosos –, passa a ser inadmissível e intolerável tal conduta”. 
 
O secretário de Segurança afastado teria, conforme os autos, repassado documentos sigilosos do inquérito policial ao governador Pedro Taques e ao ex secretário de Casa Civil, Paulo Taques.
 
“Portanto, não resta a menor dúvida de que o representado, valendo-se do cargo ocupado, vem agindo de maneira incisiva e direta no sentido de beneficiar seus aliados, determinando o fornecimento de documentos até então sigilosos, em detrimento das investigações levadas a efeito pelas autoridades policiais”.
 
Outro lado

O governo de Mato Grosso vai se manifestar por nota oficial no decorrer da tarde desta quarta-feira (20).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet