Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

TJMT

Perri destaca “poderio”, “ousadia”, “destemor” e “periculosidade” de organização criminosa dos grampos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Perri destaca “poderio”, “ousadia”, “destemor” e “periculosidade” de organização criminosa dos grampos
As prisões decretadas pelo desembargador Orlando Perri nesta quarta-feira (27) durante a Operação Esdras, que investiga relação de distintas personalidades envolvidas em interceptações ilegais, levaram em conta o “poderio”, “ousadia”, “destemor” e “periculosidade” do suposto grupo criminoso.
 
Leia mais:
MPE, advogados, militares e imprensa agiram para travar caso grampos e destruir imagem de Perri


Foram presos Paulo Cesar Zamar Taques, cel. pm Airton Benedito de Siqueira Júnior, Rogers Eizandro Jarbas, cel. pm. Evandro Aexandre Ferraz Lesco, sgt. pm João Ricardo Soler, major pm Michel Ferronato, Helen Christy Carvalho Dias Lesco, José Marilson da Silva. Foram determinadas ainda medidas cautelares contra o advogado Marciano Xavier das Neves.
 
“Não se pode menosprezar o poderio do grupo criminoso formado, em sua grande maioria, por autoridades pertencentes à alta cúpula do Governo do Estado de Mato Grosso, e responsável por arregimentar policiais, advogado, membro ou membros do Ministério Público Estadual, dentre outros participantes, diuturnamente desvendados com o andamento das investigações, não sendo possível, neste momento, conjeturar, com precisão, a extensão da ramificação ou das ramificações da suposta organização criminosa”.
 
Fatos arrolados na “Esdras" revelam um verdadeiro esquema criminoso para frear as investigações dos grampos e  afastar o desembargador Orlando Perri do caso. A suposta organização criminosa contaria com ramificações de personagens militares, advogados, políticos, membros do Ministério Público e agentes de comunicação social.
 
As informações foram reveladas pelo Tenente Coronel da Policia Militar José Henrique Costa Soares. O referido nome sofreu com a cooptação embasada por ameaças do suposto grupo criminoso.

“A atitude do grupo criminoso de exigir dele a obtenção de gravações, inclusive visual, com o propósito de suscitar minha suspeição nos inquéritos policiais instaurados, assim como na ação penal deflagrada, demonstra, indene de dúvidas, atrevimento e destemor, indicativo da periculosidade dos seus integrantes”.

'Esdras'

A lista de pessoas que tiveram a prisão preventiva decretada pelo desembargador Orlando Perri conta com nomes de advogados, dois coronéis e um major da Polícia Militar e também o delegado e secretário afastado, Rogers Jarbas. 

Em hebráico, Esdras significa ajudador. É um livro bíblico que conta a história de um escriba e de pessoas fiéis e diligentes que venceram a oposição e a resistência para reconstruir o templo de Deus e restaurá-lo a sua antiga glória.

Foram presos:
 
Paulo Cesar Zamar Taques

cel. pm Airton Benedito de Siqueira Júnior

Rogers Eizandro Jarbas

cel. pm. Evandro Aexandre Ferraz Lesco

sgt. pm João Ricardo Soler

major pm Michel Ferronato

Helen Christy Carvalho Dias Lesco

José Marilson da Silva

Marciano Xavier das Neves (*medidas cautelares)

Esquema dos Grampos:

Reportagem do programa "Fantástico", da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime.
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (PMDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.

O esquema de “arapongagem” já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico.
  
Barriga de aluguel

 
Os grampos foram conseguidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.

Neste caso específico, as vítimas foram inseridas em uma apuração sobre tráfico de drogas.

Processo:

No caso dos grampos, já foram denunciados pelo Ministério Público três coroneis, um tenente-coronel e um Cabo da PM.
 
A denúncia refere-se apenas aos delitos previstos na Legislação Militar. Os acusados são: Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco, Ronelson Barros, Januário Batista e Gerson Correa Junior. Com o posicionamento do Pleno, todos se tornaram réus.
 
Os cinco vão responder pelos crimes de Ação Militar Ilícita, Falsificação de Documento, Falsidade Ideológica e Prevaricação, todos previstos na Legislação Militar. Zaqueu Barbosa e Gerson Correa Junior seguem presos preventivamente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet