Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO ESDRAS

Personal trainer presa por grampos recebe seis visitas por semana, três refeições diárias e dividirá cela

03 Out 2017 - 09:50

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Helen Dias Lesco

Helen Dias Lesco

A professora de educação física e personal trainer Helen Christy Carvalho Dias Lesco, esposa do coronel da Polícia Militar Evandro Alexandre Lesco, poderá passar a dividir cela com outras presas da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May  já nesta sexta-feira (03).

Presa no último dia 27 pela Polícia Judiciária Civil (PJC) após a deflagração da "Operação Esdras", por suposto envolvimento no esquema de grampos telefônicos no Estado, Helen Lesco está sendo submetida à triagem da penitenciária, período em que dorme só em uma cela e recebe direito a seis visitas ao longo da semana.

Leia mais:
Roubos de celulares, ameaças e câmeras escondidas: tenente revela a face 'mafiosa' dos grampos

Ao Olhar Jurídico, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que Helen Christy Carvalho Dias Lesco cumpre prisão preventiva decretada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) na Penitenciária Feminina Ana Maria May. Acrescenta que a presa tem direito a três visitas às quartas-feiras e outras três aos domingos. A assessoria não sabe, entretanto, se ela já cadastrou as pessoas que terão direito ao contato pessoal.

Ainda conforme a secretaria, a personal trainer recebe três alimentações comuns aos dia, pratos terceirizados pelo Estado - café da manhã, almoço e janta. “O tratamento é igual, independente de a presa possuir ensino superior ou não”, expõe a assessoria da Sejudh.

Presa no último dia 27, Helen Lesco ainda está sendo submetida à triagem, sequencia de exames e consultas médicas que atestarão boa saúde, pré-requisito para dividir cela com as demais presas preventivas. O que poderá começar à partir desta sexta-feira (06), considerando que o procedimento demora 10 dias corridos, conforme a Sejudh.

A esposa do coronel da PM deverá prestar depoimento à delegada da PJC Ana Cristina Feldner ainda nesta semana. Evandro Lesco já foi ouvido durante a manhã e a tarde de ontem (02) na sede da PJC. De lá saiu sem falar com a reportagem de Olhar Jurídico. Segundo militares presentes ao procedimento, o coronel só se defenderá nos autos.

Conforme o tenente coronel José Henrique Costa Soares, escrivão da PM, Lesco e Helen cumpririam funções ativas dentro da organização criminosa que comandava um esquema de interceptações telefônicas e espionagens no Estado.

Em seu depoimento à PJC, diz que o casal lhe recebeu certa feita para um conturbado almoço, que culminou no furto de dois aparelhos celulares que serviriam como provas do esquema. Ideia mal sucedida, após a seguinte declaração atribuída ao coronel Evandro Lesco:

“Olha, não sei se você pegou meu celular, porque só pode ter sido você, os dois celulares daqui sumiram, eu não sei se foi você, mas só pode ter sido, porque só você esteve aqui. Eu não sei se você pegou por má-fé ou se você pegou por distração. Eu só quero saber o seguinte, devolva, porque seu filho está correndo risco de vida”.

Neste ínterim, Helen Lesco se deslocava para a casa de Soares, onde pôde recuperar os aparelhos celulares, adiando, ao menos por alguns dias, suas prisões pela PJC.

“A ameaça que ele fez me deixou numa situação muito complicada, então quando ela vem de frente para mim, eu abro o portão, ela se encontra comigo, eu já mostro que está na parte do carro, na parte do banco do passageiro”.

Helen resgata os celulares e, com tom irônico, ainda “pergunta se por acaso eu não peguei mais nada por engano”, narra Soares à delegada Feldner.

Além do casal, também foram presos Paulo Cesar Zamar Taques, Cel. PM Airton Benedito De Siqueira Júnior, Rogers Elizandro Jarbas, Sgt. PM João Ricardo Soler
Major PM Michel Ferronato e José Marilson Da Silva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet