Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

PEDIDO DE PERRI

Ministério da Justiça autoriza auxílio da Polícia Federal em pericias dos Grampos

Foto: Reprodução

Ministério da Justiça autoriza auxílio da Polícia Federal em pericias dos Grampos
O ministro da Justiça e Segurança Pública Torquato Lorena Jardim autorizou no dia 29 de setembro que a Policia Federal auxilie a perícia de materiais apreendidos nas investigações dos grampos.
 
Leia mais:
Pleno vê indícios de crimes e recebe processo contra militares suspeitos de grampos


A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça confirmou o teor de um ofício em que Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal (DICOR-PF), Maurício Leite Valeixo, promete o apoio necessário na realização de perícias criminais.
 
Até o momento apenas militares foram processados. A denúncia refere-se apenas aos delitos previstos na Legislação Militar. Os acusados são: Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco, Ronelson Barros, Januário Batista e Gerson Correa Junior. Com o posicionamento do Pleno, todos se tornaram réus.
 
Os cinco vão responder pelos crimes de Ação Militar Ilícita, Falsificação de Documento, Falsidade Ideológica e Prevaricação, todos previstos na Legislação Militar. Zaqueu Barbosa e Gerson Correa Junior seguem presos preventivamente.
 
Militares também são investigados por obstrução a Justiça. A operação Esdras, desencadeada no dia 27 de setembro, com base no depoimento prestado pelo tenente coronel da Policia Militar José Henrique Costa Soares, revelou um verdadeiro esquema criminoso para frear as investigações sobre interceptações ilegais e afastar o desembargador Orlando Perri do caso.
 
Conforme os autos, em depoimentos prestados por Soares “descortinou-se um sórdido e inescrupuloso plano” no intuito de interferir nas investigações policiais e macular a reputação do desembargador Orlando Perri em todos os inquéritos instaurados.

Segundo o processo, Costa Soares foi convocado para atuar como escrivão no inquérito do caso grampos. Logo da convocação, a suposta organização criminosa teria buscado sua cooptação.
 
Seria tarefa do tenente coronel a juntada de informações sobre Perri para provocar a suspeição do magistrado.
 
Na Operação Esdras foram cumpridas medidas contra Paulo Taques, coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, o ex-secretário de Estado Rogers Eizandro Jarbas, o corornel Evandro Aexandre Ferraz Lesco, o sargento João Ricardo Soler, o major pm Michel Ferronato, Helen Christy Carvalho Dias Lesco (esposa de Lesco), o empresario José Marilson da Silva e o advogado Marciano Xavier das Neves.
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet