Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

STJ

Pedido por liberdade de Paulo Taques é negado no Superior Tribunal de Justiça

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Pedido por liberdade de Paulo Taques é negado no Superior Tribunal de Justiça
O Ministro Ribeiro Dantas, da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, decidiu por negar pedido de liberdade em Habeas Corpus protocolizado por Paulo Taques, ex-secretário de Casa Civil detido no caso dos grampos. A decisão liminar é desta sexta-feira (06). 

O primo do governador Pedro Taques foi detido no dia 27 de setembro por suspeita de participação nos grampos supostamente executados por policiais militares em Mato Grosso. O exame do mérito não possui data definida.

Leia mais:
MPE, advogados, militares e imprensa agiram para travar caso grampos e destruir imagem de Perri

 
Taques foi preso em consequência da Operação Esdras. A referida operação foi desencadeada com base no depoimento prestado pelo tenente coronel da Policia Militar José Henrique Costa Soares.
 
A Esdras revelou um verdadeiro esquema criminoso para frear as investigações sobre interceptações ilegais e afastar o desembargador Orlando Perri do caso.
 
Conforme os autos, em depoimentos prestados por Soares “descortinou-se um sórdido e inescrupuloso plano” no intuito de interferir nas investigações policiais e macular a reputação do desembargador Orlando Perri em todos os inquéritos instaurados.

Segundo o processo, Costa Soares foi convocado para atuar como escrivão no inquérito do caso grampos. Logo da convocação, a suposta organização criminosa teria buscado sua cooptação.
 
Seria tarefa do tenente coronel a juntada de informações sobre Perri para provocar a suspeição do magistrado.
 
Conforme os autos, Paulo Taques foi um dos responsáveis por cooptar Soares. O ex-secretário, possuindo informações comprometedoras sobre o tenente coronel, teria munido a organização criminosa.
 
Na Operação Esdras, foram cumpridas medidas contra Paulo Taques, o coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior, o ex-secretário de Estado Rogers Eizandro Jarbas, o corornel Evandro Aexandre Ferraz Lesco, o sargento João Ricardo Soler, o major pm Michel Ferronato, Helen Christy Carvalho Dias Lesco (esposa de Lesco), o empresario José Marilson da Silva e o advogado Marciano Xavier das Neves.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet