Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

EXECUÇÕES PENAIS

Sejudh envia a juiz informações sobre prisão de personal que pode ser transferida ainda nesta semana

10 Out 2017 - 10:40

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Helen Dias Lesco

Helen Dias Lesco

O juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fidélis, recebeu na manhã desta terça-feira (10) informações da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) sobre a situação da personal trainer Helen Dias Cristy Lesco, presa na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. A esposa do coronel da Polícia Militar Evandro Alexandre Lesco solicitou à Justiça a transferência dela para uma unidade militar tendo em vista o resguardo de sua integridade física. Segundo o magistrado, é possível que a custodiada seja transferida ainda nesta semana.

Leia mais:
Coronel Lesco e esposa pedem reinterrogatório; delegado adianta: "se for para negarem, não temos interesse"


 A defesa da professora de educação física protocolou o pedido na 2ª Vara Criminal de Cuiabá no dia 29 de setembro, dois dias após a prisão dela e do marido, na “Operação Esdras”, da Polícia Judiciária Civil (PJC). A presa teria se envolvido no esquema de grampos telefônicos no Estado. Assim como seu marido, o coronel Evandro Alexandre Lesco. Ela cumpre prisão preventiva há 17 dias.

Segundo informou ao Olhar Jurídico, na manhã desta terça-feira (10), Geraldo Fidélis recebeu da Sejudh as informações básicas da situação física e de tratamento da custodiada. Ele informou, até o fechamento da matéria, que ainda não apreciou os documentos. Ao fim do dia, ele irá analisá-los e encaminhá-los ao Ministério Público Estadual (MPE), que deverá emitir parecer. A tendência é que a transferência de Helen Cristy Lesco seja deferida e ocorra ainda nesta semana, tendo em vista a prioridade do juiz da Vara de Execuções Penais, a segurança do preso.

Em nota encaminhada à imprensa na semana passada, a Sejudh esclarece que “não há definitivamente qualquer tratamento diferenciado além do que é previsto na legislação. A custodiada recebe o mesmo tratamento dispensado às demais reclusas”. Acrescenta também que “em relação ao recebimento de visitas, a custodiada tem direito a cadastrar até cinco pessoas, além dos seus advogados, conforme o que prevê o Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário”.

Neste tempo que está presa, Helen Lesco recebeu visita de seus pais e do irmão nos dias permitidos (domingo e quarta-feira), além dos advogados. Na terça-feira (03), ela foi ouvida pela delegada Ana Cristina Feldner, que comando as investigações sobre os grampos ilegais em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet