Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

SELMA NELES

Justiça descarta punição a ex-diretor da City Lar que confessou falso testemunho na Sodoma

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça descarta punição a ex-diretor da City Lar que confessou falso testemunho na Sodoma
A magistrada Selma Rosane Arruda extinguiu o processo contra Florindo José Gonçalves - ex-diretor jurídico da City Lar - em ação penal proveniente da Operação Sodoma, que investiga esquema para desvios de dinheiro liderados pelo ex-governador Silval Barbosa. Gonçalves era acusado de prestar falso testemunho à Sétima Vara Criminal de Cuiabá.
 
Leia mais:
Tribunal marca julgamento de magistrado acusado em fraudes a recuperação; MPE pede absolvição


Extinção de punibilidade foi considerada após retratação realizada durante audiência. O ex-diretor da City Lar confessou ter mentido a Justiça no processo proveniente da Operação Sodoma, em sua primeira fase.

A referida operação versa sobre um suposto esquema para concessão de incentivos fiscais ao empresário João Batista Rosa liderado pelo ex-governador Silval Barbosa.
 
Batista, dono da Tractor Partes, afirmou que entregou irregularmente a quantia de R$ 2,6 milhões para obter incentivo no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). Além de Barbosa, os ex-secretários Marcel de Cursi e Pedro Nadaf teriam exigido o pagamento.

No depoimento dado no dia 1º de fevereiro de 2016, Florindo Gonçalves afirmou que tinha encontrado com o empresário João Batista Rosa (delator do esquema) e o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, para tratar sobre vendas de aparelhos de ar-condicionado para empresas do ex-secretário.
 
No entanto, as delações e investigações apontaram que a reunião seria para Nadaf tentar impedir João Rosa de denunciar a organização criminosa, que atuava na gestão de Silval Barbosa com fraudes à concessão de benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic).
 
Em sua retratação, Florindo confirmou que tentou impedir o contato de João Rosa com a Justiça, A pedido de Pedro Nadaf. O ex-funcionário da empresa explicou ainda que Erivelton da Silva, ex-presidente da City Lar, teve envolvimento na ação para barrar João Rosa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet