Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

AL

TJ atende apelo da oposição na AL e adia votação da PEC do Teto dos Gastos

18 Out 2017 - 08:04

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Palácio da Justiça

Palácio da Justiça

O desembargador Sebastião Barbosa, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) determinou a concessão do prazo de cinco dias de vista para análise da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos. A decisão foi proferida na madrugada desta quarta-feira (18). 

Leia mais:
PEC do Teto: oposição vai à Justiça por prazo de cinco dias para devolver texto

O pedido de vista havia sido apresentado na Casa de Leis pelo deputado Allan Kardec (PT) diante da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa instituir teto de gastos em Mato Grosso. 

Por conta da negativa, pela via legislativa, os deputados Janaina Riva (PMDB) e Valdir Barranco (PT), além do próprio Kardec, recorreram ao mandado de segurança, que foi impetrado na noite dessa terça-feira (17) e acatado na madrugada de hoje.  

Os parlamentares alegam que o prazo de 24 horas vale apenas para matérias em regime de urgência, o que não cabe para tramitação da PEC 10 de 2017. “Temos que ampliar o debate, pois essa proposta vai refletir diretamente na vida dos servidores públicos, bem como na qualidade dos serviços prestados à sociedade”, afirma Allan Kardec.

“Quem define o prazo é a presidência e eu determino que em 24 horas os deputados devolvam a PEC ao plenário”, decidiu Eduardo Botelho, para os gritos e vaias tanto dos deputados quanto dos servidores que lotavam as galerias em protesto à PEC. O deputado Mauro Savi, nesse momento, chegou a dar um tapa na mesa do plenário e saiu em comemoração com parlamentares da base.

Na justiça, o advogado Filipe Cyrineu alegou que "salta aos olhos as ações do Presidente do Parlamento Estadual em atropelar os procedimentos legislativos previstos na norma interna, com intuito de acelerar a votação da aludida propositura atendendo interesses meramente políticos, deixando fugir das mãos o verdadeiro intuito do Parlamento, qual seja, o efetivo debate com a população e as minorias".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet