Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Criminal

SODOMA

Selma recebe depoimento de ex-governador de Mato Grosso do Sul em defesa de Silval

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Selma recebe depoimento de ex-governador de Mato Grosso do Sul em defesa de Silval
A Sétima Vara Criminal de Cuiabá recebeu nesta terça-feira (07) o depoimento de André Puccineli, ex-governador de Mato Grosso do Sul arrolado como testemunha de defesa de Silval Barbosa, ex-governador de Mato Grosso, num processo por fraudes na concessão de incentivos fiscais.
 
Leia mais:
Desembargador tira férias e julgamento de juiz por venda de sentença só deve ocorrer em 2018


Puccineli prestou depoimento por carta precatória. O ex-governador de Mato Grosso do Sul também foi denunciado pelo Ministério Público num caso de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro. A Operação Uragano, da Polícia Federal, implicou Puccinelli num esquema ilegal de pagamento de propinas a deputados da Assembleia Legislativa, a desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e a membros do Ministério Público do Estado.
 
As fraudes na concessão de incentivos fiscais em MT foram denunciadas na Operação Sodoma, primeira fase.  O Ministério Público Estadual arrolou sete pessoas como réus.
 
Os envolvidos respondem por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Entre os denunciados estão, além do ex-governador Silval da Cunha Barbosa, os ex-secretários Pedro Jamil Nadaf e Marcel Souza de Cursi.
 
Silval Barbosa foi apontado como chefe do esquema criminoso montado para desviar recursos do erário público, com a finalidade de pagar despesas de campanha política de sua reeleição e angariar recursos decorrentes do pagamento de propina.
 
A execução de tarefas específicas foi determinada a pessoas de sua confiança, com acesso direto ao palácio do Governo, entre elas Marcel Souza de Cursi, inicialmente, como secretário adjunto de Receita Pública e posteriormente, nomeado como secretário de Fazenda.

As investigações constataram que a antiga Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), concedeu incentivos fiscais, via Prodeic, de forma irregular para empresas.
 
Silval Barbosa atualmente é reconhecido como delator premiado. O político, caso condenado, terá pena reduzida.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet