Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO MERCATORE

Juíza nega libertar acusado de compor quadrilha responsável por 90% dos roubos em Cuiabá

23 Nov 2017 - 14:15

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

“Operação Mercatore”

“Operação Mercatore”

A juíza da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Selma Rosane Arruda, negou revogação da prisão preventiva de Welliton Da Costa Souza, acusado de compor um grupo para movimentação criminosa de aproximadamente R$ 1,7 milhões, desbaratada pela Polícia Civil (PJC) na “Operação Mercatore”.

A magistrada vislumbrou evidências suficientes para a manutenção da prisão do acusado e o risco que sua liberdade traria à sociedade. ​Informações divulgadas durante a operação afirmavam que o grupo era responsável por 90% dos roubos ocorridos em Cuiabá.

Leia mais:
Máfia do Detran: 99 servidores públicos e empresários são denunciados por corrupção e formação de quadrilha

“Por todo o exposto, provas da existência do crime e indícios de autoria e ‘perigo da liberdade’ estão bem demonstrados, assim como as razões para a manutenção da prisão preventiva, a qual se faz plenamente necessária e adequada às circunstâncias dos fatos e à gravidade dos delitos, motivo pelo qual indefiro o requerimento de revogação da prisão preventiva formulado em face do acusado Welliton Da Costa Souza”, decidiu Selma.

O caso veio à tona com a “Operação Mercatore”, realizada pela Polícia Civil em dezembro do ano passado. Conforme apurado durante as investigações, o grupo movimentou aproximadamente R$ 1.758.833,42.

Na denúncia, foram apontados 15 fatos que comprovam a atuação da organização criminosa. Os acusados seriam responsáveis pela prática de furtos, roubos, receptações, falsidade ideológica, lavagem de capitais, estelionato e extorsão mediante sequestro. 

Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o líder do grupo encomendava objetos eletrônicos aos executores dos roubos e furtos, que eram formatados e colocadas à venda em lojas do Shopping Popular.

Os “negócios” eram fomentados por meio da obtenção de empréstimos através da utilização de documento falso e da constituição ilícita de empresas.

Foram denunciados além de Welliton da Costa Souza: João dos Santos Filho, Odair Coelho Vas, Luiz Carlos da Silva, Andrea Cristina Moura Figueiredo Santos, Fábio José Prado Gomes, Felipe Figueiredo Santos, Bruna dos Santos Souza, Camila Figueiredo Santos, Ivan Fortes de Barros, Joester Emanuellita Mohn de Abreu, Florival Dantas Neto, Marcel Souza Abe, Welliton da Costa Souza, Anderson Marcelo da Silva, Luiz Gonzaga Frutuoso Braga, Rogério Costa Ribeiro e Augusto Ribeiro Amorim.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet