Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

PEN-DRIVES IMPORTANTES

À juíza Selma, testemunha cita Janaína Riva em trama sobre "planilhas das propinas" da Assembleia

27 Nov 2017 - 08:50

Da Reportagem Local - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Janaína Riva

Janaína Riva

Cleonice Bernadete Kovel Adams, a testemunha que confirmou um esquema de fraudes à licitação, desvios e lavagem de dinheiro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), envolveu, na tarde da última sexta-feira (24) à juíza Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal, a filha do ex-deputado José Riva, a deputada Estadual Janaína Riva (PMDB). O objeto da trama, segundo a viúva de Edemar Nestor Adams, ex-secretário-geral da AL: pen-drives contendo planilhas milionárias de propinas, que teriam despertado o interesse da deputada.

Leia mais:
Responsável por "planilha da propina", Riva comandou por 8 anos fraudes na AL, afirma viúva

Conforme Cleonice Adams apontou, o ex-deputado José Geraldo Riva seria líder de uma organização criminosa que por mais de 08 anos fraudou licitações e promoveu desvio e lavagem de dinheiro público na Casa de Leis. 

Segundo a testemunha, no ano de 2010, próximo de falecer, Edemar Adams teria lhe entregado pen-drives que deveriam ser levados à José Riva. “Se algo ocorresse com ele, que eu entregasse ao ex-deputado”, narrou.

Sobre o que constava dos drivers, Cleonice afirma se tratar de arquivos de planilhas, em Excel. Nelas constavam iniciais de nomes e cifras que variavam entre R$ 700 mil e R$ 800 mil. Nelas, havia nomes de empresas como Gráfica Defanti e Mundial Turismo.

Janaína Riva:

Ao MPE, Cleonice Bernadete Kovel Adams confirma à acusação que a deputada estadual Janaina Riva (PMDB) questionou seu filho, servidor da AL, sobre a existência dos pen-drives, deixados por Adams à viúva. Segundo a própria, a filha do ex-deputado Riva gostaria de certificar se ainda restava algum pen-drive ou cópia de algum deles.

Nada mais acrescentou à respeito.

O outro lado:

Olhar Jurídico entrou em contato com a assessoria da deputada Janaína Riva (PMDB), que emitiu a seguinte nota:

A deputada estadual Janaina Riva informa que não se recorda de ter tratado disso com o filho da senhora Cleonice, já que não é tema do interesse dela. Afirma ainda que desconhece os fatos narrados e que apesar da ação em questão nada ter a ver com ela, caso seja questionada pela justiça não vê problemas em fazer essa negativa em juízo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet