Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Civil

inquérito

MPE investiga se uso de agrotóxicos está causando problemas de saúde em 6 cidades de MT

Foto: Reprodução

MPE investiga se uso de agrotóxicos está causando problemas de saúde em 6 cidades de MT
O Ministério Público de Mato Grosso instaurou inquérito civil no dia 13 de novembro para investigar contaminações causadas em humanos pelo uso excessivo de agrotóxicos. O procedimento levou em conta levantamento feito pelo Ministério da Saúde.

Leia mais:
Bradesco é condenado em R$ 4,9 milhões por defeitos em construção de condomínio de luxo em Cuiabá


Portaria assinada pelo promotor Alexandre de Matos Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Cuiabá, considerou dados sobre problemas urinários e no sistema digestivo em pacientes da Rede de Saúde residentes nos municípios da região do Vale do Arinos.
 
A região do Vale do Arinos é composta pelos municípios de Juara, Nova Maringá, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, São José do Rio Claro e Tabaporã.
 
Segundo o documento, “vislumbram-se prováveis situações de negligência dos órgãos de fiscalização ambiental quanto ao uso de fertilizantes e agrotóxicos, bem como quanto ao órgãos de controle de vigilância sanitária e de saúde, que podem ocasionar, em tese, lesão a direito constitucional à saúde”.
 
Foram notificadas a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet