Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

EFEITO DELAÇÃO

STF investiga fraude supostamente comandada por Bezerra em aeroporto

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

STF investiga fraude supostamente comandada por Bezerra em aeroporto
O Supremo Tribunal recebeu inquérito para investigar o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) por suposta fraude na licitação do aeroporto de Rondonópolis. O inquérito, admitido pelo Ministro Luiz Fux no dia 21 de novembro, investigará outras sete pessoas.
 
Leia mais:
Ministro vê ilegalidade em interceptações e suspende ação que julga venda de sentenças


O inquérito policial inicialmente tramitou na Sétima Vara Criminal de Cuiabá, sob relatoria da juíza Selma Rosane Arruda.
 
O procedimento foi instaurado pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, onde se apurou a prática de crimes contra a administração envolvendo a empresa privada Ensercon engenharia Ltda.
 
O Ministério Público requereu a declinação de competência do feito ao Supremo Tribunal Federal, considerando que, com o avançar das investigações, constatou-se a presença de Carlos Bezerra, detentor de foro privilegiado.

Os autos foram distribuídos a Fux por prevenção com a colaboração premiada firmada pelo ex-governador Silval Barbosa. Segundo delatado, Silval foi avalista em um empréstimo contraído por Bezerra. O pagamento da dívida se daria pela cobrança de propina em face da Ensercon.
 
Constam como investigados, além de Bezerra: Jose Carlos Ferreira da Silva; o ex-secretário de Infraestrutura e Logística, Cinésio Nunes de Oliveira; o ex-superintendente de obras e transportes, Tércio Lacerda de Almeida; o representante legal da empresa Ensercon, Marcílio Ferreira Kerche; Edmar Alves Botelho; Esmeraldo Teodoro de Mello; o engenheiro Pedro Maurício Mazzaro.
 
O Tribunal de Contas de Mato Grosso identificou em 2014 um superfaturamento de R$ 7,5 mi nas obras de reforma do aeroporto.

O outro lado

O Olhar Jurídico Entrou em contato com Carlos Bezerra. O investigado pediu para que a reportagem retorne a ligação ao final do dia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet