Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Civil

TAC

Ginco firma termo com Ministério Público e muda local do luxuoso condomínio Florais Chapada

Foto: Reprodução

Ginco firma termo com Ministério Público e muda local do luxuoso condomínio Florais Chapada
A construtora Ginco firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso se comprometendo em mudar a área de implantação do condomínio Florais Chapada, previsto para o município de Chapada dos Guimarães.

Leia mais:
PGR é contra pedido do Tribunal de Contas pela recondução de conselheiro afastado


A mudança foi estabelecida tendo em vista que a ocupação da área é desfavorável no aspecto urbano e ambiental.

O TAC é resultado de um amplo diálogo, na esfera extrajudicial, realizado entre as partes no sentido de encontrar uma solução pacífica para a questão, buscando, acima de tudo, manter preservado os direitos dos consumidores que adquiriram os lotes do empreendimento.

Ficou acordado que a Ginco oferecerá aos que compraram áreas no condomínio a devolução integral do valor investido na aquisição de área de loteamento, com a devida correção monetária, em um limite de até três parcelas.

A empresa deverá, ainda, oportunizar escolha pelos consumidores em “trocar” a unidade do Florais Chapada por outro, compatível em valor, dentre os já existentes no portifólio do Grupo Ginco. A incorporadora deve oportunizar, ainda, que os consumidores aguardem lançamento de futuro empreendimento imobiliário do Grupo Ginco, em Chapada, a ser implantado ao lado da Pousada Penhasco, nas áreas descritas nas matrículas 16.414 e 2.046, para então utilizar o valor já pago na aquisição. “O descumprimento dessa obrigação implicará no pagamento de multa mensal de 10% do valor do contrato do consumidor a ser revertido para o consumidor lesado”.

Para segurança dos consumidores, na cláusula 8ª do TAC está estipulado que o Ministério Público poderá fiscalizar a qualquer momento o cumprimento do termo, podendo qualquer pessoa trazer ao conhecimento do MP a notícia do descumprimento do acordo.

No TAC ficou estabelecido que a empresa deverá protocolar pedido formal de desistência no procedimento administrativo de licenciamento ambiental perante a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e no procedimento administrativo de licenciamento perante a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, no prazo de 10 dias. Em caso de descumprimento desta obrigação a empresa terá que pagar multa diária no valor de R$ 500,00.

Ficou acordado, também, que as partes irão submeter o acordo à homologação judicial para que a empresa possa cancelar o empreendimento junto ao Cartório de Imóveis de Chapada dos Guimarães.

Em setembro deste ano o MPE encaminhou Notificação Recomendatória para a Ginco, para que a empresa suspendesse toda e qualquer forma de publicidade de venda de lotes do empreendimento. Conforme o MPE, a Lei Complementar Municipal nº 43/2010, que instituiu o Plano Diretor Municipal, proíbe o parcelamento do solo em terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação. “O empreendimento Florais de Chapada está localizado integralmente dentro da Unidade Geotécnica 6 (UGG), ou seja, morros e morretes e que referida área, segundo a Carta Geotécnica adotada pelo Plano Diretor de Chamada dos Guimarães não é favorável à ocupação do solo”. 

A Ginco 

A empresa divulgou a seguinte nota:

O Grupo Ginco vem a público informar que, considerando a recomendação do Ministério Público Estadual sobre a localização do empreendimento, a GINCO assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) juntamente com o órgão, acatando a recomendação do mesmo.

Contudo, a empresa ressalta que o projeto Florais Chapada será desenvolvido em uma nova área, que em breve será comunicada.

A empresa empreendeu esforços para o encerramento deste processo de forma harmônica, rápida e transparente e está à disposição dos clientes para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários.


 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet