Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Juíza Selma mantém condenações que somam 44 anos contra ex-deputado Riva

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juíza Selma mantém condenações que somam 44 anos contra ex-deputado Riva
A magistrada Selma Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, manteve no começo de dezembro duas condenações contra o ex-deputado José Riva por peculato e lavagem de dinheiro. As penas somam mais de 44 anos de prisão.

Leia mais:
Juiz retira tornozeleira de empresário de dupla sertaneja acusado de lavagem de dinheiro

 
Riva argumentava supostas omissões nas sentenças. Segundo o político, as teses defensivas não teriam sido analisadas. Em sua decisão, Selma afirmou que “não há nenhuma omissão ou contradição a ser sanada na sentença”.
 
A primeira sentença recorrida  é relativa a desdobramentos da Operação Arca de Noé. Na ação, proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE), foi investigado o desvio superior a R$ 2 milhões mediante 41 pagamentos a empresa de fachada “João Roberto Broges Papelaria". Riva foi condenado a 21 anos e 8 meses.
 
Parte do desvio foi usada para pagar dívidas com o bicheiro João Arcanjo, ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso. Um segundo montante serviu para pagamentos pessoais e financiamento de campanhas eleitorais.
 
Riva chegou a confessar seus crimes, chorar e apontar cúmplices, mas não foi suficiente, concluiu Selma no momento da  condenação.
 
Mesmo negando a reforma da sentença, Selma recebeu apelação e encaminhou o processa ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Na segunda ação, Riva foi condenado a 22 anos, 4 meses e 16 dias de reclusão. Ele desviou cerca de R$ 4,2 milhões da Assembleia Legislativa. A ação penal originou-se de inquérito sobre 87 pagamentos irregulares efetuados em cheques pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso em favor da empresa Prospecto Publicidade. Os fatos ocorreram entre junho de 2000 e novembro de 2002.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet