Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Gaeco prende policial condenado por crime cometido há 22 anos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Gaeco prende policial condenado por crime cometido há 22 anos
Agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) prenderam no último dia 05, no município de Rosário Oeste, o policial militar Wender Lóris Sampaio, condenado em agosto de 2012 à pena de 19 anos e 10 meses de reclusão por homicídio qualificado praticado contra Tatiane Machado Yamate.

Leia mais:
Maioria vota contra norma que livrou Gilmar Fabris da prisão


O crime ocorreu no município de Colíder em  04 de agosto de 1995, quando a vítima tinha apenas 13 anos de idade.

Consta na denúncia que o réu, na época com 22 anos de idade, mantinha relação amorosa com a vítima e, após discussão no interior de um veículo, sacou de um revólver calibre 38 e disparou contra Tatiane um tiro a queima roupa, que a atingiu na região toráxica.

O policial militar foi denunciado pelo Ministério Público quatro dias após a ocorrência do crime, mas em 2006 o processo foi suspenso sob a alegação de que o réu  possuía distúrbio mental.

Após várias perícias, ficou comprovado que o mesmo contava com perfeitas condições mentais e o processo voltou a seguir o seu trâmite normal. 

Em agosto de 2012, 17 anos após a ocorrência do crime, o policial militar foi levado a julgamento. Na ocasião, os jurados acolheram a tese defendida pelo Ministério Público e o condenaram por homicídio com as qualificadoras: motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A pena aplicada foi de 19 anos e 10 meses de reclusão, mas foi concedido ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

No dia 05 de agosto de 2015, a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, por unanimidade, julgou pela improcedência do recurso. O mandado de prisão do réu, no entanto, só foi expedido em novembro de 2016, mas não chegou a ser cumprido. Somente agora, após a atuação do Gaeco, em apoio à Promotoria Criminal de Colíder, o réu foi finalmente preso e levado para a unidade prisional em Santo Antonio de Leverger.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet