Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

Delator condenado

Silval é condenado por organização criminosa e lavagem de dinheiro; Nadaf e Cursi também recebem sentença

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Silval é condenado por organização criminosa e lavagem de dinheiro; Nadaf e Cursi também recebem sentença
A magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, condenou nesta sexta-feira (15) o ex-governador Silval Barbosa. O antigo chefe do poder executivo foi sentenciado no processo proveniente da primeira fase da operação Sodoma, por organização criminosa, concussão e lavagem de dinheiro.

Leia mais:
Dom Quixote e Sancho Pança: a fidelidade entre Silval e Silvio até a confissão por liberdades


No mesmo processo, Pedro Nadaf, ex-secretário de Casa Civil,  também foi condenado por organização criminosa, concussão, e lavagem. Marcel de Cursi, ex-secretário de Fazenda, foi condenado por organização criminosa e concussão.
 
Francisco de Andrade Lima Filho, o Chico Lima, procurador do Estado aposentado, foi condenado por organização criminosa e lavagem de capitais. Sílvio Cézar Correa Araújo também foi condenado por organização criminosa.
 
Karla Cecília de Oliveira foi condenada por organização criminosa e lavagem de dinheiro.
 
Chico Lima e karla foram absolvidos por concussão. Cursi foi absolvido por organização criminosa.

Sodoma I

Na primeira fase da operação Sodoma, em setembro de 2015, oito membros da organização foram indiciados pela Polícia Judiciária Civil e sete deles denunciados pelo Ministério Público Estadual (MPE).
 
Os envolvidos responderam por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Silval Barbosa foi apontado como chefe do esquema criminoso montado para desviar recursos do erário público, com a finalidade de pagar despesas de campanha política de sua reeleição e angariar recursos decorrentes do pagamento de propina.
 
A execução de tarefas específicas foi determinada a pessoas de sua confiança, com acesso direto ao palácio do Governo, entre elas Marcel Souza de Cursi, inicialmente, como secretário adjunto de Receita Pública e posteriormente, nomeado como secretário de Fazenda.

As investigações constataram que a antiga Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Minas e Energia (Sicme), atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), concedeu incentivos fiscais, via Prodeic, de forma irregular para empresas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet