Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Infopen

Negro de até 29 anos sem educação básica: o perfil sociodemográfico dos presos em MT

Foto: Reprodução

Negro de até 29 anos sem educação básica: o perfil sociodemográfico dos presos em MT
Caso um escriba dos tempos antigos viesse como enviado ao presente com a tarefa de descrever a realidade em figuras únicas, os presos em Mato Grosso encarnariam um personagem negro, de no máximo 29 anos e, em última instância, com o ensino fundamental completo.  
 
Leia mais:
Gilmar Mendes suspende conduções coercitivas em todo o país


O perfil consta do mais recente Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), publicado no começo de dezembro.
 
Segundo informado, 26% dos presos em MT possuem de 18 a 24 anos; 29% possuem de 25 a 29 anos; 19% possuem de 30 a 34 anos; 18% possuem de 35 a 45 anos; 6% possuem de 46 a 60 anos; Apenas 1% possui de 61 a 70 anos.
 
As informações sobre a raça, cor ou etnia da população prisional revela que 26% se considera branca. Criando uma polaridade, 74 % dos presos se consideram negros.
 
A escolaridade da população privada de liberdade em Mato Grosso revela que 6% das pessoas são analfabetas; 9% dos presos são alfabetizados; 35% possuem o ensino fundamental incompleto; 17% ensino fundamental completo; 18% ensino médio incompleto; 11% possuem ensino médio incompleto; 3% ensino superior incompleto; 1% ensino superior completo.
 
O Infopen
 
Criado em 2004, o Infopen compila informações estatísticas do sistema penitenciário brasileiro, por meio de um formulário de coleta estruturado preenchido pelos gestores de todos os estabelecimentos prisionais do país.
 
O número exato de presos no sistema penitenciário brasileiro somou 726.712 pessoas em junho de 2016 – último dado tabulado. Do total, 5,8% é composto por mulheres. 
 
O relatório constata que 89% da população prisional encontram-se em unidades com déficit de vagas, independente do regime de cumprimento da pena. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet