Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

LAUDO CRIMINOLÓGICO

Psiquiatra reconhece vontade de Arcanjo de "reiniciar vida" e o considera apto a deixar prisão

20 Dez 2017 - 09:34

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

João Arcanjo Ribeiro

João Arcanjo Ribeiro

O laudo psiquiátrico realizado João Arcanjo Ribeiro, 66 anos, atestou a capacidade do ex-bicheiro retornar à sociedade. A informação foi trazida pelo jornal A Gazeta desta quarta-feira (20). O laudo elaborado pela psiquiatra Luisa Forte Stuchi aponta para o “baixo score” de violência, reincidência e psicopatia, além de apresentar um comportamento maduro. O exame era a único requisito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para autorizar a liberdade do preso. Arcanjo é condenado a mais de 80 anos de prisão pelos crimes de homicídio, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

O “Comendador” já cumpriu 15 anos de prisão e hoje ocupa cela na Penitenciária Central do Estado (PCE).

Leia mais:
Gilmar Mendes suspende conduções coercitivas em todo o país

Conforme Dantinelle Venturini, de A Gazeta, o procedimento psiquiátrico com João Arcanjo Ribeiro foi feito no último dia 13 e durou cerca de 7h. Nele, foram apresentadas questões abertas, para resposta livre do preso. Num segundo momento, foram propostas 20 questões com pontuações de 0 a 2, totalizando 40 pontos.

Questionado sobre os crimes financeiros e homicídios que ensejaram sua prisão, Arcanjo admitiu aqueles, mas segue negando veementemente ter causado mortes. “Embora eu tenha ‘pago’ a sentença, nego que tenha sido o mandante”, afirmou à psiquiatra.

Para a profissional, as respostas de Arcanjo foram satisfatórias e demonstram serenidade e poder de reflexão, resultado, segundo ela, de um processo de “amadurecimento” nos últimos 15 anos. Prova disto acrescenta, é que o ex-bicheiro consegue calcular os danos causados por seus atos à vida de terceiros, como amigos e parentes, demonstrando arrependimento. “Quero reiniciar minha vida”.

O exame psiquiátrico, portanto conclui: Arcanjo hoje apresenta “baixo score” de violência, reincidência e psicopatia e, portanto, já está apto a retornar à sociedade.

Este foi o último procedimento solicitado pelo magistrado da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Jorge Tadeu Rodrigues, em 21 de novembro, antes de admitir a soltura do condenado. Assim, decidiu à época: “Visando à concessão da progressão regimental, levando-se em consideração o número de delitos praticados, além de haver delitos cometidos pelo reeducando que se revestem de extrema gravidade, o que, ‘a priori’, revela a necessidade de avaliação minuciosa do requisito subjetivo para o retorno à sociedade, determino desde já, a realização do exame criminológico, com a participação de médico psiquiatra”.

Na ocasião, o magistrado determinou ainda que oficie as demais Comarcas a fim de  verificar por quais Varas tramitam processos em desfavor do reeducando e, em seguida, que seja concedida certidão circunstanciada, para que o Juízo informe caso haja qualquer alteração da situação processual do reeducando nos autos.   

Histórico: 

O ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso foi condenado pela morte do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Júnior, fundador do jornal Folha do Estado. Arcanjo recebeu pena de 19 anos de prisão.
 
Arcanjo Também foi condenado a 44 anos de prisão pelo assassinato do radialista Rivelino Brunini. O homicídio ocorreu em 2002 em plena Avenida do CPA durante a guerra do poder da "máfia dos caça-níqueis".
 
A defesa do ex-bicheiro considera que a soltura deve ocorrer nos próximos meses.  O tempo na cadeia já poderia, conformes os advogados, gerar a progressão do regime.

Arcanjo foi inserido no sistema federal em agosto de 2007, quando sofreu transferência para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), no mesmo dia da deflagração da operação “Arrego”, pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que comprovou que mesmo de dentro da PCE ele continuava comandando o jogo do bicho.
 
Em abril de 2013 o ex-bicheiro seguiu para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO). Logo depois, foi encaminhado para o presídio de segurança máxima do Rio Grande do Norte.
 
Após decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que determinou no mês de agosto a transferência para Mato Grosso, Arcanjo desembarcou em Cuiabá no dia 14 de setembro.

O comendador foi escoltado do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, à Penitenciária Central do Estado (PCE) por agentes do Setor de Operações Especiais (SOE) e deu entrada no raio cinco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet