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Segunda-feira, 20 de agosto de 2018

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Latam indeniza em R$ 8 mil cliente que perdeu conexão após atraso em voo internacional

Da Redação - Arthur Santos da Silva

03 Jan 2018 - 17:31

Foto: Reprodução

Latam indeniza em R$ 8 mil cliente que perdeu conexão após atraso em voo internacional
A Segunda Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso arbitrou à Tam Linhas Aéreas (atual Latam)  o pagamento de R$ 8 mil a título de indenização a uma cliente que perdeu uma conexão em um voo internacional. A decisão foi estabelecida no dia 6 de dezembro.
 
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Conforme consta dos autos, a cliente comprou uma passagem aérea para o trecho Cuiabá/São Paulo - São Paulo/Buenos Aires. Porém, o atraso de uma hora do primeiro voo fez com que ela perdesse a conexão, inclusive a classe executiva a qual tinha contratado.
 
A empresa alegou que houve uma falha mecânica na aeronave, demandando a manutenção não programada que ocasionou o atraso no voo. No entanto, o argumento não foi acolhido.
 
“Como se vê, o atraso do voo sob o argumento de urgente manutenção na aeronave configura fortuito interno, de modo que o auxílio não satisfatório da ré em relação à autora acarreta o dever de indenizar”, considerou o relator do processo, desembargador Sebastião de Moraes Filho.
 
O magistrado mencionou o artigo 737 do Código Civil para formular sua decisão, cujo conteúdo estabelece que: “o transportador está sujeito aos horários e itinerários previstos, sob pena de responder por perdas e danos, salvo motivo de força maior”.
 
O recurso solicitava ainda a redução do valor indenizatório, o que foi atendido pelo relator, minorando a indenização de R$ 15 mil fixada pelo juiz de piso para R$ 8 mil.

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