Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

DECISÃO

Justiça libera avião, carros luxuosos e mais de 20 imóveis de empresários delatores da Ararath

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça libera avião, carros luxuosos e mais de 20 imóveis de empresários delatores da Ararath
O magistrado Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, liberou no dia 17 de janeiro bens dos empresários Genir Martelli e Márcio Luiz Barbosa, réus e delatores em ação da Operação Ararath. Foram revogadas constrições sobre imóveis, uma aeronave e carros de luxo.
 
Leia mais:
MPF denuncia Eder e dois empresários por corrupção na concessão de incentivos


Segundo os autos, mais de 20 imóveis de Martelli foram liberados. A Justiça Federal determinou ainda a revogação da constrição que recaia sobre uma aeronave de pequenos porte, modelo Embraer EMB-200.
 
Márcio Barbosa foi beneficiado pela liberação de seis imóveis. Três veículos, incluindo uma Land Rover Discovery, também foram desbloqueados e quantia em dinheiro não revelada retornou às contas do empresário delator.

O caso

O ex-secretário de Fazenda e da Casa Civil Eder Moraes e os empresários do ramo de transportes Genir Martelli e Márcio Luiz Barbosa foram denunciados pela força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF), que atua na Operação Ararath, pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e corrupção passiva.
 
O esquema começava na Casa Civil, local onde o então secretário de Estado Eder Moraes articulava a concessão de benefícios fiscais, em tese irregulares, para os empresários do ramo de transportes Genir Martelli e Márcio Luiz Barbosa. 

O crédito fiscal era posteriormente abatido pelas empresas no pagamento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Foram concedidos incentivos fiscais na ordem de R$ 192 milhões às empresas Martelli Transportes, Transportes Panorama, Transoeste Logística e Transportes do Oeste. 

Conforme o MPF, como recompensa ao grupo político envolvido no esquema, os empresários repassavam parte do valor recebido como crédito fiscal às empresas ligadas a Júnior Mendonça (empresário do ramo de fomento mercantil).

Todo o enredo de crimes praticados pelo grupo criminoso tem como pano de fundo crimes contra o sistema financeiro nacional, em que factorings e outras empresas alimentam o grupo com recursos ilícitos obtidos por meio de empréstimos concedidos por bancos clandestinos, isto é, empresas que não têm autorização do Banco Central brasileiro para operarem como instituições financeiras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet