Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Recuperando de cirurgia

Médica presa por assassinato de prefeito tem transferência para o Corpo de Bombeiros negada pela Justiça

Foto: Reprodução

Médica presa por assassinato de prefeito tem transferência para o Corpo de Bombeiros negada pela Justiça
A médica Yana Fois Coelho Alvarenga, acusada de ajudar a planejar o assassinato do prefeito de Colniza (1.065 quilômetros de Cuiabá), Esvandir Antonio Mendes, teve negado o pedido para auxiliar na enfermaria do Corpo de Bombeiros. A decisão é da Juíza substituta, Daiane Marilyn Vaz. Yana se recupera de uma cirurgia e está em cela separada na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, onde recentemente teve um celular apreendido.

Leia mais:
Após postagens em rede social, celular de médica presa por assassinato é apreendido
 
Em sua decisão, a magistrada entende que “quanto ao pedido para auxiliar na enfermaria do Corpo de Bombeiros, entendo que os conhecimentos da ré podem ser melhor aproveitados na própria unidade onde se encontra. Por tal razão, INDEFIRO o pedido”.
 
Yana continua presa em cela especial, separada das demais detentas e se recupera de um procedimento cirúrgico realizado em sua perna. Ele não apresenta sinais de infecção ou rejeição do implante, por isso teve negado o pedido de prisão especial (transferência para o Corpo de Bombeiros): “Restou consignado no ofício que a ré está sendo acompanhada por médico e que a unidade oferece o tratamento necessário”.
 
A magistrada entende ainda que a “prisão preventiva em desfavor da acusada está satisfatoriamente motivada, com a indicação de elementos concretos dos crimes imputados. Consoante a bem lançada decisão do Magistrado Plantonista, é possível inferir dos autos, que a acusada teria, em tese, tido papel relevante e central na empreitada criminosa, dando todo o suporte necessário para a prática do crime de homicídio do então Prefeito de Colniza-MT”.
 
Celular
 
Agentes penitenciários encontraram um aparelho celular na cela da médica, presa na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, desde dezembro do ano passado, acusada de ajudar a planejar o assassinato do prefeito de Colniza (1.065 quilômetros de Cuiabá), Esvandir Antonio Mendes. Ela continuava ativa nas redes sociais, mesmo dentro da unidade prisional.
 
Em nota, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que localizou um aparelho celular na terça-feira (27), “durante a revista minuciosa na cela onde está custodiada a médica Yana Fois Coelho Alvarenga, na penitenciária feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá”.
 
O Ministério Público Estadual (MPE) recebeu prints das postagens que ela fez na rede social no último final de semana, mesmo estando presa. Em um deles, a médica aparece comentando a foto de uma pessoa: “Saudades da minha gorda também”. Depois, ela acrescenta: “Nem fala, beijos. Aproveita suas bebês e vai lá visitar sua vizinha”.
 
Em outra postagem, que consta no pedido do MPE, ela comenta: “Meus amores! Amoooooooo! Titia já chega para morder". Em seu perfil na rede social, a médica afirma ser cristã, apaixonada pela família e muito abençoada. Lá, ainda cita que é casada com o empresário Rodrigo, que na verdade se chama Antônio Pereira Rodrigues e é acusado de ser o mandante do assassinato do prefeito Esvandir.
 
Yana Fois Coelho Alvarenga, segundo aponta o MP, foi quem ligou Antônio Pereira Rodrigues Neton a Zenilton Xavier de Almeida e Welisson Brito Silva. O marido da médica é empresário no município e teria oferecido R$ 5 mil a cada um dos comparsas para auxiliarem-no. Após o assassinato, Yana teria dado ordens a um irmão de Antônio, um garoto de 15 anos, para que ele pegasse o trio com um carro diferente do usado no crime para despistar a polícia.
 
O crime
 
O prefeito conduzia uma Toyota SW4 preta quando foi interceptado pelos criminosos, em um veículo SUV, preto, a cerca de sete quilômetros da entrada da cidade.
 
O veículo foi ao encontro da caminhonete, momento que foram efetuados vários disparos contra o prefeito Esvandir que ainda conseguiu dirigir, mas acabou morrendo no perímetro urbano, na BR 174, esquina com a Rua 7 de Setembro.
 
Outros dois disparos feriram o secretário Admilson, sendo um na perna esquerda e outro nas costas. O fato ocorreu por volta das 18h40, de sexta-feira (15).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet