Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Preso há 296 dias, cabo da PM alvo da 'Grampolândia' obtém liberdade

14 Mar 2018 - 15:17

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Preso há 296 dias, cabo da PM alvo da 'Grampolândia' obtém liberdade
Por unanimidade, a Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) concedeu liberdade ao cabo Polícia Militar de Mato Grosso Gerson Luiz Ferreira Correa Junior, alvo da "Grampolândia Pantaneira". A decisão foi proferida nesta quarta-feira (14). 
 

O caso estava sob relatoria do desembargador Luiz Ferreira da Silva. Com ele, seguiram os colegas Gilberto Giraldelli e Juvenal Pereira da Silva.


Leia mais:
Juiz liberta pais de bebê morto asfixiado; réus poderão receber perdão judicial


Gerson Corrêa Junior responde a esta ação penal junto aos seus superiores Zaqueu Barbosa, Evandro Alexandre Lesco, Ronelson Barros e Januário Batista. Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), autor da ação, por meio do promotor Allan do Ó, os cinco militares teriam liderado um verdadeiro esquema criminoso de interceptações clandestinas em Mato Grosso, contra políticos, jornalistas e advogados. 

A informação foi confirmada pela banca de defesa de Gerson Correa, patrocinada pelos advogados Neymã Montero e Tiago Abreu. Ao Olhar Jurídico, ele afirma que aguarda a libertação de seu clinte ainda nesta tarde. A decisão deverá primeiro encaminhada à 11ª Vara Criminal Militar, no Fórum da Capital.

A operação responsável por revelar o esquema de interceptações ilegais na PM chama-se "Esdras" e foi desencadeada em 27 de setembro de 2017, com base no depoimento prestado pelo tenente coronel da Policia Militar José Henrique Costa Soares, revelou um verdadeiro esquema criminoso para frear as investigações sobre interceptações ilegais e afastar o desembargador.

Conforme os autos, em depoimentos prestados por Soares, “descortinou-se um sórdido e inescrupuloso plano” no intuito de interferir nas investigações policiais e macular a reputação do desembargador Orlando Perri em todos os inquéritos instaurados.

Segundo o processo, Costa Soares foi convocado para atuar como escrivão no inquérito do caso grampos. Logo da convocação, a suposta organização criminosa teria buscado sua cooptação.

Seria tarefa do tenente coronel a juntada de informações sobre Perri para provocar a suspeição do magistrado. 

Reportagem do programa "Fantástico", da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet