Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

PEDIDO SERÁ JULGADO

MPE pede arquivamento de 18 investigações contra Eder Moraes

16 Mar 2018 - 10:30

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Eder Moraes

Eder Moraes

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio da 13ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, solicitou o arquivamento de 18 investigações contra o ex-secretário de Estado Eder de Moraes Dias. O pedido será julgado pelo Conselho Superior do Ministério Público.

Leia mais:
MP denuncia membros da PJC por cobrança ilegal de R$ 20 mil para liberação de veículo


Os inquéritos civis têm como base investigação de 2014, que desaguou em fatos posterormente apurados na "Operação Ararath". Conforme o pedido do promotor de Justiça André Luis, os fatos investigados naqueles inquéritos se desdobraram em ações hoje comandadas pelo pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pelo Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco).

Outras, estariam até mesmo tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Operação Ararath evidenciou a existência de uma organização criminosa que, valendo-se de um sistema financeiro paralelo (à margem do oficial), movimentou cifras milionárias para fins diversos. O esquema incluiu "corrupção de servidores públicos e financiamento ilegal de campanhas eleitorais, praticando diversos crimes conexos com crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, notadamente a operação clandestina de instituição financeira, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro”, pontua o MPE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet