Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Criminal

VARA DO CRIME ORGANIZADO

Com aposentadoria de Selma, Faleiros segue como juiz exclusivo da Sétima Vara Criminal

09 Abr 2018 - 14:51

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Com aposentadoria de Selma, Faleiros segue como juiz exclusivo da Sétima Vara Criminal
Marcos Faleiros da Silva foi nomeado juiz exclusivo da Sétima Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Ele seguirá nos processos envolvendo figurões da política mato-grossense e criminosos ligados a facções, em as ações penais como “Sodoma”, “Seven” e “Zaqueus”, até o fim concurso que escolherá um substituto.

Faleiros substituirá Selma Rosane dos Santos Arruda,  que aposentou-se no último dia 27, após ganhar notoriedade por atuar contra o crime organizado no Estado. Hoje, pretende-se lançar ao Senado Federal pelo PSL.

A promoção foi assinada no último dia 04 pelo presidente do TJ, desembargador Rui Ramos Ribeiro, e publicado no Diário Oficial de Justiça desta segunda-feira (09).

Leia mais:
TJ abre processo para acompanhar medidas impostas a cuiabana que atropelou gari em SP

"Resolve, ad referendum do Conselho da Magistratura: Designar, a partir de 2/4/2018, o Exmo. Sr. Dr. Marcos Faleiros Da Silva, Juiz de Direito da 11ª Vara Criminal (J. Militar) da Comarca de Cuiabá, para jurisdicionar, exclusivamente, na 7ª Vara Criminal da referida Comarca, revogando se a Portaria nº 450/2018-PRES. P. R. Cumpra-se. Cuiabá, 4 de abril de 2018. Desembargador Rui Ramos Ribeiro, Presidente do Tribunal de Justiça".

Sodoma 2:

Embora já estivesse em avançado estágio a elaboração da sentença para a ação penal oriunda da "Operação Sodoma 2", Selma Arruda deixou o caso em aberto. Desse modo, caberá à Faleiros apreciar o que já foi elaborado e decidir se mantém a sentença ou a rasga, iniciando do zero.

Na fase 2 da Operação Sodoma, foi descoberta uma lavagem de R$ 13 milhões na aquisição de um terreno na Avenida Beira Rio, que teria sido quitado com cheques provenientes de propina. ​A compra teria sido feita pelo ex-secretário de Administração César Zilio, que teria usado o pai falecido e um arquiteto como “laranjas” na transação. Ele ainda não prestou depoimento à Defaz.

Perfil:

Formado em Direito pela Universidade de Cuiabá (Unic), em 1996, o juiz Marcos Faleiros, então responsável pela Primeira Vara Criminal, vivenciou em 2013 sua primeira grande experiência como magistrado: a condenação do “Comendador” a 19 anos de prisão em regime fechado pela morte do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Júnior, dono do jornal “Folha do Estado”. O julgamento durou 10 horas e o magistrado negou ao réu o direito de apelar em liberdade.

 
O juiz também já atuou em substituição na Vara de Execuções Penais e em mutirões carcerários do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Hoje, assume funções na Vara de Audiência de Custódia e ministra palestras sobre o tema, além de questões que envolvem direitos humanos e combate à tortura.

Embora semelhante à magistrada Selma Arruda na rigidez do cumprimento das atividades, possui perfil singular. Faleiros nutre enorme apreço à Convenção Americana de Direitos Humanos (Assinada na Conferência Especializada Interamericana sobre Direitos Humanos, em San José, Costa Rica, em 22 de novembro de 1969). O que significa dar prioridade à liberdade do réu, conceder largos prazos para o exercício da ampla defesa e a crença de que o processo penal deve ser público, salvo no que for necessário para preservar os interesses da justiça.


Uma coisa, entretanto, o une à magistrada aposentada Selma Rosane Arruda: nenhum possui temor em estar cara a cara com figurões envolvidos com o crime organizado e com o submundo do crime, tampouco de viver escoltado constatemente. 

A rotina do magistrado poderá mudar sensivelmente. Assim como Selma, ainda tida como alguém "marcado para morrer", vigiada de perto 24 horas por dia por homens armados de pistola e fuzil, Faleiros poderá requerer escolta armada para o desempenho de suas atividades.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet