Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Acusado de abuso

Sargento da PM processa vereador de Cuiabá por calúnia e difamação

Foto: Assessoria/Câmara

Sargento da PM processa vereador de Cuiabá por calúnia e difamação
O terceiro sargento da Polícia Militar, Weliton Divino de Almeida entrou com uma queixa-crime contra o vereador de Cuiabá, Macrean Santos (PRTB) por calúnia e difamação no Juizado Especial Criminal Unificado. O PM processou o parlamentar por o acusar, inclusive na imprensa de ter agredido o seu filho, um universitário de 23 anos durante uma abordagem policial no mês de fevereiro.

Leia mais
Filho de vereador, universitário é detido e passa mal na delegacia; parlamentar cita abuso da PM

Vereador denuncia abuso da Polícia Militar e diz que filho foi agredido por ser morador do Pedregal


Conforme o advogado do militar, Carlos Odorico Dorileo Rosa Júnior, o seu cliente exige uma condenação criminal do vereador, por ele ter mentido a seu respeito, fato que trouxe prejuízo a sua vida e no seu trabalho.

“A princípio ele quer uma condenação criminal do juizado, uma vez que tudo que o vereador disse são inverdades. Não foi de acordo com o boletim e com o atendimento. O filho dele estava errado e ele quis usar um pouco do conhecimento político e a questão de ser vereador para interferir no trabalho do policial”, explicou o jurista.

Uma audiência de conciliação já havia sido marcada na semana passada, porém o vereador que chegou a ser intimado, não compareceu, além de não apresentar nenhuma justificativa. Na ocasião, o sargento da PM manifestou o desejo de dar continuidade no processo e uma nova audiência foi marcada para o dia 25 de maio.

A confusão envolvendo o vereador e uma equipe do 3° Batalhão da Polícia Militar aconteceu na noite do dia 16 de fevereiro, quando seu filho, o universitário, Macswell dos Santos Silva foi abordado por policiais militares conduzindo um veículo HB20 no bairro Campo Verde.

Segundo o boletim de ocorrência, o estudante estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida e foi conduzido a 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, onde passou mal, precisando ser encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro.

Ao tomar conhecimento do mal súbito do filho, Macrean Santos esteve na unidade médica e precisou acompanhar o filho até a delegacia, onde novamente ele passou mal e retornou para a UPA.

Entre as idas e vindas da delegacia para UPA, vereador e filho só foram liberados na manhã do dia seguinte. Em entrevista ao Olhar Direto, o parlamentar afirmou que o universitário foi vítima de abuso de autoridade e agredido pelo sargento, apenas por ser morador do bairro Pedregal. Ele também declarou não ter ‘dado carteirada’ e que agiu naquele momento como pai, tomando as providências necessárias ao ver seu filho agonizando em um hospital.

“Eu nunca passei um vexame, uma humilhação desta através de uma corporação. O sargento é despreparado. Registrei um boletim de ocorrência, fizemos um corpo de delito e fomos à corregedoria da Polícia Militar. Vou buscar todos os direitos que amparam meu filho”, disse ao Olhar Direto no dia seguinte.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet