Olhar Jurídico

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Civil

ALERTA OAB-MT

Falsos escritórios de advocacia aplicam golpes em idosos e aposentados de Cuiabá

24 Abr 2018 - 14:07

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

Falsos escritórios de advocacia aplicam golpes em idosos e aposentados de Cuiabá
Idosos e aposentados de Cuiabá têm sofrido golpes de escritórios de advocacia de fachada. O alerta partiu da própria Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Entenda como funciona a emboscada:

Leia mais:
Ex-donos de autoescolas são condenados em esquema no Detran para venda de CNH

Segundo a OAB-MT, o golpe consiste no envio de cartas a idosos por parte de escritórios, prestando informações a respeito de créditos previdenciários aos quais teriam direito, concedidos depois de ações coletivas na Justiça Federal. A ação dá-se com a cobrança pelos serviços jurídicos para o recebimento do valor.

Conforme os relatos, os alvos são, na maioria, idosos e servidores públicos aposentados. Em alguns casos relatados, as empresas de fachada utilizam o nome da Justiça Federal em São Paulo para aplicar o golpe.

o entrarem em contato com a vítima relatando informações sobre sentenças favoráveis, solicitam depósitos de custas processuais e outras taxas necessárias para posterior levantamento do valor. Também cobram pela suposta assessoria jurídica.

“Na maioria das vezes eles se atribuem de situações verídicas, como algum valor que a vítima de fato tenha para receber quanto a descontos indevidos ocorridos em fundos de pensão. Ali, a empresa alega custos judiciais e honorários para tentar viabilizar o dinheiro com maior agilidade, extorquindo o contribuinte e, em seguida, sumindo com quantias grandes adquiridas com a fraude”, acrescentou o vice-presidente da Comissão de Direito do Idoso da OAB-MT, Carlos Rafael Carvalho. 

Para dar autenticidade à prática, além de falsificar documentos usando o brasão dos Tribunais de Justiça, a quadrilha informa, na correspondência, supostos números de telefone de entidades cartorárias. Ao fazer contato, o contribuinte é ludibriado por quem atende e acaba convencido a dar sequência no procedimento com a empresa de fachada.

“É importante que todos desconfiem de propostas dessa natureza e, quando forem vítimas, informem a ocorrência à Delegacia do Idoso”, como recomendou o presidente da Comissão da OAB-MT, Isandir Rezende.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet