Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Veja vídeo

Advogada entregou chave para PF cumprir buscas em escritório; documentos apreendidos

26 Abr 2018 - 09:10

Da Redação - Wesley Santiago / Da Reportagem Local - Paulo Victor Fanaia

Foto: Paulo Victor Fanaia/Olhar Direto

Advogada entregou chave para PF cumprir buscas em escritório; documentos apreendidos
A advogada E. F. T.P. , que é consultora e gestora cultural e alvo da ‘Operação Apate’, da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta quinta-feira (26), entregou espontaneamente a chave do seu escritório, localizado no prédio Helbor Dual Business Offices Corporate, para os agentes cumprirem a busca e apreensão. Segundo o representante da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB/MT), Gilberto Maltz Scheir, acompanhou os trabalhos e disse que foi realizado tudo dentro da normalidade.

Leia mais:
Alvo de operação, empresária usou dinheiro desviado da Lei Rouanet para comprar sala comercial
 
“Uma das pessoas que, possivelmente, estaria envolvida seria a procuradora da dona da empresa, que é uma advogada. Nós da OAB fomos chamados e se o advogado estivesse presente, estaríamos aqui para garantir que fossem preservados todos os direitos. Aqui era a parte investigatória de levantamento de documentos para que tudo corresse dentro da normalidade. Correu tudo como foi determinado pelo Juiz”, explicou o advogado, que faz parte do Tribunal de Prerrogativas da OAB.

 
Gilberto explicou que recebeu o mandado da Justiça Federal para fazer busca e apreensão em Cuiabá e outras cidades: “O que cabe a mim era saber se estava sendo corrompido algum direito da advogada que faz parte como a procuradora desta empresa. Foram Apreendidos contratos, recibos, uma série de documentos de 2014 a 2017 da empresa Quality. A E.tem o registro regular na OAB, não sabemos se ela está advogando ou não. Não houve excesso algum dentro do escritório. Tudo o que foi determinado pelo juiz foi feito. Não foi autorizado mídia e não foi levado”.
 
O advogado também explica que os agentes, antes de seguirem para o escritório da investigada, foram até a casa dela. De pronto, E. entregou – espontaneamente – as chaves do imóvel para que os policiais cumprissem o mandado de busca e apreensão. O representante da OAB acompanhou os trabalhos junto com outras duas testemunhas.
 
Apate
 
A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (26), mandados  de prisão, busca e apreensão contra advogados e empresários. A operação, batizada de 'Apate', foi deflagrada nas primeiras horas de hoje. Uma das ordens é cumprida no prédio Helbor Dual Business Offices Corporate, localizado ao lado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
 
A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB/MT) foi acionada para acompanhar os trabalhos da Polícia Federal. No prédio comercial citada acima, o alvo é o escritório de uma jurista. Quem acompanha é o advogado Gilberto Maltz Scheir, que faz parte do Tribunal de Prerrogativas da OAB.
 
A operação tem o objetivo de investigar supostos esquemas e desvios envolvendo a Lei Rouanet. Além da OAB, a Controladoria Geral da União (CGU) também acompanha os trabalhos dos agentes nesta manhã. Estão sendo cumpridos treze mandados de busca e apreensão em Cuiabá/MT, São Paulo/SP e Ribeirão Preto/SP. Participam da operação 55 policiais federais e dois auditores da CGU.
 
Na mitologia grega, 'Apate' era um espírito que personificava a fraude, o dolo e o engano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet