Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

MANIFESTAÇÃO

MP se opõe a afastamento de juízes militares da 'Grampolândia Pantaneira'

26 Abr 2018 - 11:50

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

MP se opõe a afastamento de juízes militares da 'Grampolândia Pantaneira'
O Ministério Público Estadual (MPE) manifestou-se contra o afastamento de dois dos quatro militares que compõem o Conselho de Sentença na ação penal que julga a "Grampolândia Pantaneira". A exceção de suspeição foi protocolizada pelo cabo da Polícia Militar Gerson Luiz Ferreira Correa Junior e causou a suspensão temporária no processo. 

O parecer pelo desprovimento da ação foi assinado pelo procurador de Justiça João Batista de Almeida.

Leia mais:
Cabo da PM pede afastamento de coronéis em ação da Grampolândia: “juízo antecipado'

Os juízes militares Valdemir Benedito Barbosa e Luiz Cláudio Monteiro da Silva são os alvos do pedido de afastamento. Eles compõem o Conselho de Julgamento na 11ª Vara Criminal Militar, ao lado do juiz Murilo Mesquita. 

Segundo a defesa do cabo Gerson Júnior, os coronéis Valdemir Barbosa e Luiz Cláudio “indeferem qualquer pedido formulado pela defesa do paciente e, por outro lado, acolhem os pedidos formulados pelos oficiais superiores acusados”.

Gerson alega que “após o encaminhamento da exceção de suspeição ao egrégio Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os exceptos continuaram a praticar atos em detrimento do excipiente que comprovam a parcialidade dos julgadores”. Para a defesa do cabo, os coronéis Valdemir Barbosa e Luiz Cláudio “indeferem qualquer pedido formulado pela defesa do paciente e, por outro lado, acolhem os pedidos formulados pelos oficiais superiores acusados”.

Entenda o Caso:

Gerson, os coronéis Ronelson Barros, Evandro Alexandre Lesco e Zaqueu Barbosa, e o tenente-coronel Januário Antônio Edwiges Batista são suspeitos de participação em interceptações telefônicas ilegais contra pessoas como a deputada estadual Janaína Riva (MDB), o desembargador aposentado José Ferreira Leite, os advogados eleitorais ligados ao MDB José Antônio Rosa e José do Patrocínio, o jornalista José Marcondes Muvuca, entre outros profissionais e autoridades. Teriam sido grampeados até mesmo números do MPE.

O processo contra os militares foi desmembrado de outro que julga os civis supostamente envolvidos. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a relatoria do ministro Mauro Campbell Marques, a Justiça apura a possível participação do governador Pedro Taques (PSDB) e membros de seu governo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet