Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Civil

IMPEDIDO DE EXERCER

Suplente de Savi pede vaga na AL e lembra que parlamentar preso segue recebendo salário

07 Ago 2018 - 16:30

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa

O suplente do deputado estadual Mauro Savi (DEM), Waldir Bento (MDB), protocolizou no último dia 30 requerimento à mesa diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para que seja convocado para assumir a vaga do parlamentar, que se encontra preso desde 09 de maio de 2018, pela 2ª fase da "Operação Bereré", denominada "Bônus". A defesa ainda aguarda resposta da AL e promete ir até a "Casa de Leis" para reforçar o pedido.

Bento Waldir Bento, que também é ex-presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, recebeu 11.350 votos na Eleição 2014.

Leia mais:
STJ nega reconsiderar decisão e mantém Mauro Savi no CCC

De acordo com o suplente, “não se mostra razoável que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por razões eminentemente políticas, continue atuando com um parlamentar à menos por tanto tempo, causando prejuízos à representatividade popular e principalmente ao erário público, uma vez que o Deputado preso e por óbvio impedido de exercer seu mandato, continua recebendo normalmente o seu salário”.

Sua defesa lembra que caso semelhante ocorreu em setembro de 2017, quando o ex-prefeito de Acorizal, Meraldo Sá (PSD), foi convocado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para assumir a vaga do deputado estadual Gilmar Fabris (PSD), preso na "Operação Malebolge", suspeito de obstrução da Justiça.

Naquela oportunidade o então Presidente AL/MT, Eduardo Botelho (PSB), convocou Meraldo Sá, justificando uma “incompatibilidade do exercício da função com a prisão".

No dia 05 de junho, Botelho (DEM) emitiu nota negando que a 'Casa de Leis' estivesse  agindo com 'razões políticas' e negociando com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) a saída de Savi. Na ocasião, reforçou seu respeito aos limites da atuação de cada poder.

Waldir Bento é o 4º Suplente da Coligação “Amor à Nossa Gente II”, que elegeu os Deputados Mauro Luiz Savi, Sebastião Rezende, José Joaquim de Souza Filho (Baiano Filho), Romoaldo Júnior, Ondanir Bortolini, Emanuel Pinheiro, Jeferson Wagner Ramos e, Silvano do Amaral, ficando como suplentes, (1º) Altir Peruzzo, (2º) Allan Kardec Benitez, (3º) Ademir Brunetto, e (4º) Waldir Bento da Costa.

Com a eleição de Altir Peruzzo à Prefeitura de Juína, Allan Kardec Benitez ocupa atualmente o cargo de Deputado Estadual deixado por Emanuel Pinheiro, Prefeito de Cuiabá. Já Ademir Brunetto assumiu o mandato no lugar do Deputado Baiano Filho, atualmente licenciado. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet