Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

enganou eleitor

Justiça deixa Jajah Neves inelegível e cassa mandato de irmão por "fraude" em santinhos

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Justiça deixa Jajah Neves inelegível e cassa mandato de irmão por
O suplente de deputado estadual Jajah Neves está inelegível e seu irmão Ademar Jajah, vereador de Várzea Grande, teve o mandato cassado em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), ocorrida no fim da tarde desta quarta-feira (22). Os dois são investigados pela distribuição de santinhos contendo a foto de ambos, induzindo o eleitor ao erro na disputa que elegeu Adermar Jajah.

Leia também
Bicheiro que fez acusações contra Arcanjo é intimado para explicar suposta agressão


Por seis votos a zero, os juízes entenderam que houve a fraude e decidiram pela cassação de Ademar Neves, eleito em 2016 com 2,4 mil votos, além de sua inelegibilidade. O seu irmão, Jajah Neves, que assumiu o mandato na Assembelia Legislativa por duas vezes no período de 2016 à 2018, também está inelegível.

Os juízes, além da fraude, também reconheceram abuso de poder político no caso, mas divergiram se houve o uso indevido de veículo de comunicação por parte dos irmãos.

A peça formulada pelo advogado Lenine Póvoas acusa Ademar Neves, dentre outras irregularidades, de fraude eleitoral, por utilizar material de campanha a imagem de seu irmão, o apresentador de TV e suplente de deputado estadual Jajah Neves, enquanto candidato na eleição de 2016.

A troca de imagens, segundo a denúncia foram feitas em santinhos espalhados em escolas municipais que abrigavam seções eleitorais, no dia 2 de outubro, dia da eleição naquele ano.

Com a cassação do vereador, o primeiro suplente Joaquim Antunes (PSDB) deve ser chamado para assumir o cargo nos próximos dias.

Outro lado

A repotagem tentou entrar em contato com Jajah Neves, mas até o momento não conseguiu falar com o suplente. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet