Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

CRUELDADE

​MPE suspende evento de prova de laço por maus tratos a animais

Foto: Acesse Notícias

​MPE suspende evento de prova de laço por maus tratos a animais
O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Ribeirão Cascalheira, obteve liminar em ação civil pública, que suspende a "3° Prova Team Roping", que seria realizada neste sábado (01), no Rancho VR, em Ribeirão Cascalheira. Em caso de descumprimento da liminar, os responsáveis deverão pagar multa no valor de R$ 50 mil, por dia, além da apreensão dos animais e instrumentos utilizados nas provas.
 
Leia mais:
MPE entra com ação contra Cuiabá para que reabra Policlínica do Pascoal Ramos
 
De acordo com o Ministério Público, o evento, onde são realizadas provas de laço, envolve maus tratos e crueldade a animais, o qual é proibido após decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal ( STF), na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) N° 4983/2013, bem como viola o artigo 225, parágrafo 1º, VII, da Constituição Federal.
 
De acordo com o promotor de Justiça Carlos Rubens de Freitas Oliveira Filho, o assunto já foi amplamente discutido, em nível nacional após o julgamento da ADIN 4983 e da audiência pública realizada em Cuiabá, em junho de 2018, nos autos do Inquérito Civil n° 000527-097/2015, e, mesmo cientes, os responsáveis optaram por organizar a “3ª Prova de Team Roping VR”, assumindo, o risco de perder todo o dinheiro investido, em face de subsequente e imediato cancelamento do evento.
 
"Com efeito, não é crível que a derrubada de um boi de forma abrupta e violenta, e quando em veloz deslocamento, não lhe provoque nenhum sofrimento", traz trecho da ACP.
 
Na decisão, o magistrado Thalles Nóbrega Miranda Rezende de Britto destaca a prática "como total desrespeito aos animais e que não mais se justifica a exploração da atividade econômica fora dos parâmetros ambientais saudáveis, pois os valores econômicos e sociais produzidos não compensam os efeitos nocivos a toda a comunidade. Portanto, o evento é considerado uma prática ilegal e inconstitucional".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet