Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Escândalo das ambulâncias

Justiça de SP concede benefícios a Vedoin mesmo sem homologar delação

Foto: Reprodução

Justiça de SP concede benefícios a Vedoin mesmo sem homologar delação
A 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo concedeu perdão judicial ao empresário Luiz Antônio Vedoin, por ele ter ajudado a esclarecer o esquema de desvio de dinheiro público na compra de ambulâncias. A decisão leva em conta o acordo de delação premiada feita pelo advogado Valber Melo com o Ministério Público Federal (MPF) do Paraná, ainda que a colaboração não tenha sido homologada.

Leia mais:
Delator fala à Justiça sobre esquemas de fraudes em licitações na Seduc para 'financiar' Caixa 2


Vedoin é condenado por corrupção ativa, estelionato e formação de quadrilha, em um esquema desbaratado pela “Operação Sanguessuga”. Ele e seu pai, Darci Vedoin, respondem a mais de 100 ações penais.

O advogado Valber Melo, disse à ConJur que a decisão é um precedente que solidifica da “colaboração unilateral ou solitária”.

“Trata-se de uma importante decisão que reconhece os efeitos da colaboração premiada, mesmo sem a existência expressa de acordo de colaboração nos presentes autos. A decisão cada vez mais consolida o que a doutrina vem chamando de colaboração unilateral ou solitária”.

Conforme o juiz Federal João Batista Machado, o empresário detalhou com riqueza o direcionamento de uma licitação para compras de ambulâncias em Cananeia (SP) para a empresa Vedoin.

Entretanto, os outros acusados dos esquemas, Darci Vedoin, Cleia Maria Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira Medeiros, não foram beneficiados na decisão, uma vez que não colaboraram com as investigações.

Máfia das ambulâncias

Os Vedoins eram peças fundamentais em um esquema de venda fraudulenta de ambulâncias, odontomóveis e outras unidades móveis de saúde entre os anos de 2000 2006. Proprinas erm pagas pelas empresários a parlamentares em troca de emendas parlamentares que favorecessem a empresa Plannan. Os prejuízos aos cofres públicos são estimados em mais de R$ 110 milhões.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet