Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleições 2018

Eleitores de Mato Grosso registram 401 denúncias pelo aplicativo ‘Pardal’ do TRE-MT

Foto: Rogerio Florentino

Eleitores de Mato Grosso registram 401 denúncias pelo aplicativo ‘Pardal’ do TRE-MT
Os eleitores de Mato Grosso estão demonstrando, mais uma vez, que participam ativamente do processo eleitoral. Nesta eleição o aplicativo Pardal já recebeu 401 denúncias de eleitores de vários municípios do Estado. Do total de denúncias, 277 são relativas à propaganda eleitoral; seis se referem a compra de votos; 35 são de crimes eleitorais; 40 de uso da máquina pública; três de irregularidade na arrecadação e gasto de campanha e outras 40 denúncias não foram classificadas pelo denunciante.

Leia mais
Biometria não será obrigatória nestas eleições e TRE-MT prorroga prazos em Cuiabá e VG

Todas as denúncias são encaminhadas à Procuradoria Regional Eleitoral (Ministério Público Eleitoral) a quem compete fiscalizar o cumprimento da legislação, investigar a veracidade das informações enviadas pelos eleitores e propor as respectivas ações judiciais. Contudo, o Ministério Público Eleitoral e outras instituições de apoio enfrentaram grande dificuldade para investigar boa parte destas denúncias, visto que elas costumavam chegar com dados insuficientes para sustentar uma investigação.

Ao enviar uma denúncia é necessário acrescentar todas as informações possíveis como nome e sobrenome das pessoas envolvidas, endereço completo, fotos, vídeos, áudios, nome do candidato envolvido e/ou beneficiado, data e hora do fato. O eleitor também pode fornecer o nome e CPF ou manter seu nome em sigilo. As autoridades responsáveis por apurar a noticia poderá manter em sigilo as informações a fim de garantir a segurança do eleitor.

Uma nova versão do aplicativo foi lançada para as eleições de 2018 e está disponível para Iphones e celulares android através das lojas virtuais Apple Store e Google Play. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface na web para notebooks e computadores de mesa. A interface será disponibilizada no site do TRE-MT, www.tre-mt.jus.br . A nova versão, totalmente reformulada, traz atualizações tecnológicas que aperfeiçoaram a performance do programa, possibilitando registrar denúncias também contra partido e coligação e melhorar o sistema de triagem das denúncias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet