Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Desvios em escolas

Deputado é citado em desvios na Educação e suspeito de tentar obstruir investigação

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputado é citado em desvios na Educação e suspeito de tentar obstruir investigação
O deputado Leonardo Albuquerque (SD) será investigado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) por supostamente ter tentado intervir em uma investigação da Polícia Federal deflagrada na cidade de Cáceres (220 km de Cuiabá), que combate desvios de verbas públicas federais destinadas a educação. A informação foi publicada na versão eletrônica do jornal A Gazeta nesta quinta-feira (6).

Leia também 
Selma classifica atentado contra Bolsonaro como terrorismo e fala em colapso social


Na operação denominada ‘Merenda Segura’, agentes da PF cumpriram dez mandados de busca e apreensão, todos na cidade d Cáceres. As medidas cumpridas, segundo a instituição teve como foco a execução de convênio para aquisição de produtos da merenda escolar em duas escolas estaduais localizadas no município.

Entre os documentos apreendidos e interceptações telefônicas, os policiais detectaram conversas envolvendo o deputado estadual, que neste ano irá disputar uma cadeira na Câmara Federal.

De acordo com o levantamento do jornal, o relatório da PF e do Ministério Público Federal (MPF), apontaram que o assessor pedagógico Cícero Elivaldo Gonçalves, um dos investigado na operação,declarou que o deputado estadual estava interferindo em defesa do diretor de uma escola estadual em Cáceres para não ser responsabilizado em procedimento a ser aberto na Secretaria de Educação do município.

Em sua decisão, o juiz Rodrigo Bahia Aciolly Lins, da 1ª Vara Federal de Cáceres, determinando a suspensão das investigações por envolvimento do parlamentar que tem prerrogativa de foro, destacou que não existem indícios de que o parlamentar estadual possui participação com as fraudes relacionadas ao desvio da merenda escolar.

Em nota, o deputado disse jamais ter atuado para interferir em qualquer investigação e que jamais tratou deste assunto com investigados no processo.


Nota de Esclarecimento:

O Deputado Estadual Dr Leonardo esclarece que nunca interferiu nas investigações da Operação Merenda Segura e jamais tratou de qualquer assunto não republicado com Sebastião Ferraz de Almeida ou com o ex-secretário de Estado de Educação Marco Marrafon. Destaca ainda que o próprio juiz federal Rodrigo Bahia Aciolly Lins cita não existir indícios da participação do Deputado Estadual Dr Leonardo.

“Essa é mais uma manobra para tenar manchar o meu nome e o de outro importante candidato da nossa coligação. Uma Operação que aconteceu há mais de um ano, sem nenhuma menção a minha pessoa, volta a tona agora e, apesar do próprio juiz afirmar não ter encontrar sinais de minha participação, tentar me ligar a crimes de outros. Minha marca é combater a corrupção e o desperdício do dinheiro público. Nunca vou compactuar com os crimes investigados pela Polícia Federal”, afirma Dr Leonardo.

Dr Leonardo defende ainda uma investigação rigorosa e que todos os fatos sejam trazidos a luz da verdade, com a punição dos culpados e os devidos esclarecimentos de inocência de quem foi citado injustamente.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet