Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

​RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Advogado representa MT em Congresso sobre Insolvência em Portugal e fala sobre Administração Judicial

Foto: Assessoria

Advogado representa MT em Congresso sobre Insolvência em Portugal e fala sobre Administração Judicial
O advogado Ricardo Ferreira de Andrade, da AJ1 Administração Judicial é um dos representantes de Mato Grosso no 1º Congresso Luso-Brasileiro de Direito da Insolvência, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de outubro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em Portugal.

A abertura ocorre nesta segunda-feira (15), a partir das 14h, com uma palestra do conselheiro Henrique Ávila, que abordará o tema “O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as Varas Especializadas em Insolvência Empresarial de Competência Regional”.
 
Em seguida acontece o primeiro painel presidido pela juíza de Direito da 1ª Vara Especializada de Falência e Recuperação Judicial de Cuiabá/MT, AnglizeySolivan de Oliveira.
 
Os temas tratados serão: Evoluções recentes no direito da insolvência, pelo professor Catedrático da Faculdadede Direito da Universidade de Lisboa, António Menezes Cordeiro e Novas teorias em insolvência empresarial– evolução dos sistemas legais e lógica econômica –perícia prévia, controle judicial e divisãoequilibrada de ônus por Daniel Carnio Costa, juiz de Direito da 1ª Vara Especializada de Falênciase Recuperações Judiciais de São Paulo/SP e JuizAuxiliar do CNJ.
 
O segundo painel do dia terá como presidente o desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
 
As palestras ficarão por conta do advogado Ivo Waisberg e do professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Luís Menezes Leitão. Eles falarão sobre “A essencialidade dos bens e a preservação da empresa” e “Resolução em benefício da massa insolvente”, respectivamente.
 
No período noturno haverá um bate-papo entre administradores judiciais de Portugal e do Brasil, onde Ricardo da AJ1 será um dos expositores. O evento será na sede do escritório Vieira de Almeida, um dos maiores da Europa.
 
“Quem conhece nossa atuação sabe que trabalhamos com afinco na área de administração judicial e poder participar de uma exposição de tamanha envergadura em outro país não é só um orgulho para toda nossa equipe, mas um reconhecimento”, afirmou Ricardo.
 
Confira a programação dos dias seguintes:
 
Dia 16
 
Abertura: Palestra sobre A necessidade de uma novaLei Falimentar e Recuperacional no Brasil, com o desembargador do Tribunal Regional Federal 3ª Região, Newton de Lucca.
 
Painel 1 – presidente: Fabiana Lopes Pinto Santello (advogada)
 
Palestras: Efeitos da insolvência no contrato de trabalho com Pedro Romano Martinez (professor Catedrático da Faculdadede Direito da Universidade de Lisboa) e Aspectos Atuais da Administração Judicial no Brasil com Bruno Rezende (advogado e administrador Judicial)
 
Painel 2 – presidente: Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos (promotor de Justiça do Estado de São Paulo/SP)
 
Palestras: Rastreamento e Alienação deativos em Recuperação Judicial com os advogados Rodrigo Kaysserlian e Alexandre Cruz e O reconhecimento de decisões emmatéria de insolvência em Portugal com Teresa Pitôrra (advogada).
 
Dia 17
 
Abertura: Palestra sobre Direito comparado - as abordagens dos países daUnião Europeia sobre temas estratégicos da insolvência com o professor de Direito Comercial da USP, Francisco Satiro.
 
Painel 1 – presidente:João de Oliveira Rodrigues Filho (juiz Auxiliar da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo/SP)
 
Palestras: Limites da atuação jurisdicional noprocesso de recuperação de empresas com Silvio Romero Beltrão (juiz de Direito da 18ª Vara Cível de Recife/PE e Assessor da Presidência do Tribunal deJustiça de Pernambuco/PE) e Paulo Assed Estefan (juiz de Direito da 4ª VaraEmpresarial do Rio de Janeiro/RJ), além de A intervenção do juiz no processo deinsolvência e de recuperação de empresas com Elisabete Assunção (juíza de Direito do 1.º Juízo Comércio do TribunalJudicial da ComarcaLisboa/Formadora do CEJ)
 
Painel 2 – presidente: Maria da Penha Nobre Mauro (juíza de Direito da 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro/RJ)
 
Palestras: O regulamento europeu de insolvênciaà luz do Direito internacional privado com Dário Moura Vicente (professor Catedrático da Faculdadede Direito da Universidade de Lisboa) e Ministério Público – fiscal daordem injurídica e dominus litis com Eronides Aparecido Rodriguesdos Santos (promotor de Justiça do Estado de São Paulo/SP).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet