Olhar Jurídico

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

embargos

TRE não reconhece pedido de senadora Selma Arruda em processo por abuso de poder econômico

26 Nov 2018 - 18:39

Da Redação - Wesley Santiago e Patrícia Neves

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

TRE não reconhece pedido de senadora Selma Arruda em processo por abuso de poder econômico
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não reconheceu pedido da senadora eleita Selma Arruda (PSC) contrário ao processo que apura o suposto caso de  abuso de poder econômico, que culminou com a quebra do sigilo bancário  no período de 1º de abril a 4 de setembro de 2018 de Arruda  e, do primeiro suplente, Gilberto Possamai (PSL). A votação foi realizada na tarde desta segunda, 26.

Inicialmente, o relator do processo Pedro Sakamoto votou por reconhecer o embargo, mas negou-lhe provimento. "Conheço do agravo interposto por Selma e suplente, entretanto, nego provimento para manter intacto a decisão agravada".

Posteriormente, após ter ciência do voto dos demais magistrados pelo não conhecimento citou "já proferi meu voto e fico vencido e que conste isso nos autos. Para futuramente não ter que fazer uma nova apreciação”.

Por maioria o Tribunal conheceu questão de ordem apresentada pelo juiz Ulisses  Rabaneda para não conhecimento do agravo interno por  não ser factível a insurgência contra decisão singular do relator.

Leia Mais:
Justiça recebe denúncia por suposto ‘Caixa 2’ de Selma Arruda, mas nega busca e apreensão

Em seu voto, Sakamoto ponderou que “a quebra de sigilo bancário é plenamente possível. “Assim, averiguando o requisito necessário e levado a efeito nesse processo é a manutenção da medida que se impõem”, declarou.

A ação em que se quebrou o sigilo bancário de Selma foi proposta pelo candidato derrotado ao Senado, Sebastião Carlos (Rede). Ele acusou a senadora eleita de caixa 2 e abuso de poder econômico, durante pré-campanha mediante a  contratação de uma agência de publicidade ao preço de R$ 1,8 milhão, em abril.

Segundo a denúncia de Sebastião, já acatada pelo Tribunal Regional Eleitoral, ela vinha realizando pagamentos desde abril deste ano, que totalizam R$ 700 mil, utilizando cheques de sua conta pessoal, conduta que é vedada pela Justiça Eleitoral. As quitações não constam da prestação de contas da magistrada.

Caso seja comprovado o crime de abuso, Selma poderá ter a cassação do registro da candidatura e tornar-se inelegível pelo período de oito anos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet