Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

LISTA TRÍPLICE

Advogados empatam em lista tríplice do TRE e Bolsonaro deve decidir quem será juiz titular

Foto: Reprodução / Olhar Direto / Mayke Toscano/Hipernotícias

Advogados empatam em lista tríplice do TRE e Bolsonaro deve decidir quem será juiz titular
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) votou na manhã desta quinta-feira (13), durante sessão administrativa do Pleno, a lista tríplice para a escolha do novo juiz membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Foram escolhidos os advogados Sebastião Monteiro da Costa Junior, Darlã Martins Vargas e Ulisses Rabaneda dos Santos, que já foi advogado de Silval Barbosa.

A lista será enviada à Brasília e com toda a tramitação a escolha deve ser feita apenas após a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro.
 
Leia mais:
Ex-advogados de Silval e Selma disputam vaga de juiz titular do TRE
 
Durante a sessão administrativa do Pleno do TJMT, desta quinta-feira (13), foram escolhidos para compor a lista tríplice os advogados Sebastião Monteiro, com 22 votos, Ulisses Rabaneda, também com 22 votos, e Darlã Martins, com 14 votos.
 
A lista será encaminhada à Brasília para que o presidente da República escolha o novo juiz membro titular do TRE-MT. Primeiramente ela será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral, que deve referendar a lista, e de lá será encaminhada para o Ministério da Justiça e depois para a Casa Civil, antes de chegar ao presidente. Por causa da tramitação, a escolha só deve ser feita após a posse de Jair Bolsonaro (PSL).
 
Se candidataram à vaga alguns advogados conhecidos por patrocinarem a defesa de figuras ilustres da política mato-grossense. André Stumpf já foi advogado do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e Diogo Egídio Sachs faz a defesa da senadora eleita Selma Arruda (PSL). Dos escolhidos, Ulisses Rabaneda já foi advogado de Silval Barbosa e Sebastião Monteiro patrocinou a defesa do ministro da Agricultura Blairo Maggi.

O advogado Diogo Egídio Sachs, no entanto, já havia desistido de concorrer ao cargo. Ele afirmou que não conseguiu formalizar a desistência a tempo e por isso seu nome esteve em votação. Ele recebeu apenas um voto. De acordo com Sachs o motivo da desistência é para que possa se empenhar na defesa da senadora eleita Selma Arruda (PSL) perante o TRE.


Atualizada às 14h01.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet