Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Civil

Precisa de cirurgia

Juíza determina urgência em transferência de jovem atropelada e cita risco de vida

Foto: Reprodução/Facebook

Juíza determina urgência em transferência de jovem atropelada e cita risco de vida
A juíza plantonista Elza Yara Ribeiro Sales Sansão determinou que a estudante de direito Hya Girotto, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), após ser atropelada pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Rafaela Screnci da Costa Ribeiro, seja transferida com a máxima urgência para uma unidade especializada em cardiologia. A magistrada entende que há risco de vida e determinou que, caso a decisão não seja cumprida, haja bloqueio de valores. O documento é assinado pelas advogadas Débora Regina Souza e Mariele de Lima Muniz.

Leia mais:
Com obstrução na artéria, jovem atropelada consegue liminar e deve ser transferida para nova cirurgia


A magistrada levou em conta a opinião médica dos profissionais do Pronto-Socorro de Cuiabá (PSMC), que alertaram sobre o delicado estado de saúde da jovem, "necessitando, em caráter de emergência, se submeter a cirurgia cardíaca em hospital de referência, o qual conte com leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porquanto, pelo o que dos autos consta, não é realizada no nosocômio no qual está internada".

A decisão também aponta que "por se tratar de uma emergência médica, evidenciando a necessidade de intervenção do Poder Judiciário a fim de salvaguardar o direito à saúde, já que, por ora, ainda não fora providenciado pelos requeridos o necessário para a realização da intervenção cirúrgica noticiada, evidenciando que a vida da autora corre risco".

"Diante do exposto, (...) defiro a tutela de urgência pleiteada, detemrinando aos Requeridos que encaminhem a autora para o Hospital de referência em que seja realizada a cirurgia cardíaca, o qual deverá contar com leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), expedidno o necessário para a efetivação do procedimento indicado na exordial (cirurgia, internação, exames, tratamentos, medicação, etc), seja na rede pública ou particular, imediatamente , sob pena de bloqueio de valores".

A estudante de direito Hya Girottoestá com uma obstrução na artéria e precisará ser transferida para um hospital de referência em cardiologia. "Ela passou por angiotomografia hoje à tarde e foi detectada uma obstrução em uma artéria ligada ao coração. Ela precisa passar por um procedimento cirúrgico com urgência, apesar do quadro ser estável, essa obstrução pode levar a complicações, como amputação do braço direito ou até mesmo a morte", disse o irmão da estudante, Leandro Girotto.

Hya Girotto foi submetida a duas cirurgias na segunda-feira (24), uma no braço e outra no ombro, para evitar que o membro seja amputado.

As amigas de Hya se mobilizaram e criaram uma vaquinha para ajudar a custear o tratamento. A iniciativa foi delas, mas as doações estão sendo feitas na conta da mãe de Hya. Leandro, no entanto, afirma que no momento sua irmã está recebendo a assistência que precisa, mas as doações poderão ajudar futuramente, caso Hya necessite ser submetida a fisioterapia ou precise de algum aparelho para auxiliar sua recuperação.
 
Como ajudar

As doações estão sendo feitas em uma conta da Caixa Econômica Federal, Agência: 2985, Conta: 00011364-0, Edna Maria Girotto.
 
Entenda o caso
 
Rafaela Screnci da Costa Ribeiro, 33, atropelou três pessoas às 5h50 da manhã do último dia 23, na Avenida Isaac Póvoas, a poucos metros da faixa de pedestre, em frente à Valley Pub. Ela passou por audiência de custódia na última segunda-feira (24), pagou R$ 9,5 mil de fiança e foi liberada.
 
Professora substituta da Universidade Federal de Mato Grosso, Rafaela dirigia uma caminhonete Renault Oroch. O atropelamento aconteceu no momento em que o público deixava a casa noturna. De acordo com testemunhas da colisão, o veículo estava em alta velocidade quando colidiu com o trio. Além de bater nas três vítimas, o carro conduzido por Rafaela ainda se chocou com um Gol.
 
O carro só foi parar após o semáforo. Imagens registradas por testemunhas e pela Polícia Civil revelam o estado em que ficou o carro após a colisão. Equipes de resgate não conseguiram salvar Myllena de Lacerda Inocencio, mas regataram as outras duas vítimas.
 
Hya Girotto Santos foi encaminhada para o Pronto-socorro de Cuiabá. Ramon Alcides Viveiros foi transferido para o hospital particular Amecor para passar por uma cirurgia. De acordo com familiares, ele teve traumatismo craniano e precisou aliviar a pressão sobre o cérebro. Familiares revelaram que a cirurgia de Ramon foi um sucesso.
 
Por meio das redes sociais, amigos e familiares têm prestado homenagens às vítimas e desejado pronta recuperação. Mãe e irmão de Ramón compartilharam áudio agradecendo às orações e manifestações de apoio.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet