Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

juízo

Produtor preso por morte de engenheiro agrônomo pede à Justiça direito de ser transferido ao CCC

Foto: Reprodução/Facebook

Vítima foi morta em 18 de fevereiro

Vítima foi morta em 18 de fevereiro

A defesa do produtor rural Paulo Faruk requereu ao juízo da Comarca de Juara que lhe seja garantido o direito de cumprir a prisão preventiva pela morte do engenheiro agrônomo, Silas Henrique Palmieri, de 33 anos, no Centro de Custódia da Capital (CCC). A unidade prisional está instalada no bairro Carumbé, em Cuiabá e tem  capacidade para 50 presos, com terceiro grau completo. O Centro de Custódia já abrigou detentos como o ex-governador Silval Barbosa e o secretário de Fazenda de sua gestão, Eder Moraes. Hoje, a atual população carcerária é de 43 detentos. 

Leia Mais:
Produtor rural que matou agrônomo se entrega e afirma que "só queria dar susto"

Faruk apresentou-se na tarde de quinta-feira, 21, perante à Polícia Civil, e confessou ter atirado à queima-roupa contra o rapaz dentro de um restaurante da cidade de Porto dos Gaúchos,  no último dia 18 de fevereiro.  

Aduz a defesa que o produtor  tem direito a ser recolhido em quartéis ou a prisão especial, uma vez que  tem direito a ser recolhido em quartéis ou a prisão especial, pois já exerceu a função de jurado uma vez durante os anos 2006 a 2009 na Comarca de Nova Mutum. Ele cita o artigo 295, X do Código de Processo Penal.

“Diante do exposto, requer que seja assegurado ao requerente o seu recolhimento a prisão especial que no entendimento deste subscritor é o CCC - CENTRO DE CUSTÓDIA DE CUIABÁ - sob a responsabilidade da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso”. O pedido está em análise.

À Polícia Civil, o produtor confessou que estava se sentindo incomodado com a presença da vítima na fazenda dele em decorrência de uma cobrança, mas que não desejava matá-lo. Ele contou que  tinha financiado o custeio da lavoura e agora, época de colheita, o financiador foi até a propriedade cobrar a parte dele, para que a soja não fosse vendida O engenheiro era o representante da empresa financiadora e estava fiscalizando a colheita. 

O homicídio

Segundo uma testemunha que ajudou a socorrer Silas, era aproximadamente 13h00 quando ambos (vítima e testemunha) estavam sentados em uma mesa, na lanchonete Fogão a Lenha da Rodoviária do povoado Novo Paraná, município de Porto dos Gaúchos, quando sem notar a aproximação, se assustou com uma pessoa que chegou por trás, sacou uma pistola e efetuou dois ou mais disparos direto na cabeça da vítima, que caiu no chão já sem reação.

Em seguida o autor do crime saiu andando em direção ao seu veículo, olhando para trás para se certificar que havia matado à vítima. Imediatamente foi realizado socorro médico no Posto de Saúde daquele povoado, sendo depois a vítima encaminhada para Hospital de Porto dos Gaúchos. Para o transporte de Silas foi utilizada a caminhonete que ele próprio conduzia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet