Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

​ESQUEMA ILEGAL

MP emite parecer favorável a reinterrogatório de coronel envolvido na ‘Grampolândia’

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MP emite parecer favorável a reinterrogatório de coronel envolvido na ‘Grampolândia’
O promotor Allan do Ó, do Ministério Público de Mato Grosso, emitiu parecer favorável ao pedido do coronel da Polícia Militar Zaqueu Barbosa, para que também seja reinterrogado sobre o caso do esquema de grampos ilegais em Mato Grosso, conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. A Justiça já acatou pedido de reinterrogatório do coronel da Polícia Militar Evandro Alexandre Ferraz Lesco e do cabo Gerson Corrêa, no mesmo processo.
 
Leia mais:
Coronel Zaqueu também pede reinterrogatório após aprovação de pedido de PMs para serem ouvidos
 
A assessoria do Ministério Público confirmou que o promotor Allan do Ó emitiu parecer ao pedido do coronel Zaqueu, no mesmo sentido do que foi feito ao pedido do coronel Evandro Lesco.
 
O promotor havia dito que “Sem prescindíveis delongas, o Ministério Público não se opõe ao deferimento do pleito, até porque, encontra-se respaldado de forma subsidiária no art. 196, do Código de Processo Penal, se tratando o interrogatório, de um ato processual não preclusivo”.
 
O julgamento da “Grampolândia” estava marcado para os dias 20, 21 e 22 deste mês, mas foi adiado após os pedidos de reinterrogatório. O juiz Marcos Faleiros agendou para os dias 16 e 17 de julho, a partir das 13h30, Fórum da Capital, a oitiva de Gerson e Lesco. O julgamento agora deve acontecer nos próximos dias 14, 15 e 16 de agosto, às 13h30.
 
O caso
 
A operação responsável por revelar o esquema de interceptações ilegais na PM chama-se "Esdras" e foi desencadeada em 27 de setembro de 2017, com base no depoimento prestado pelo tenente coronel da Policia Militar José Henrique Costa Soares, revelou um verdadeiro esquema criminoso para frear as investigações sobre interceptações ilegais e afastar o desembargador.
 
Conforme os autos, em depoimentos prestados por Soares, “descortinou-se um sórdido e inescrupuloso plano” no intuito de interferir nas investigações policiais e macular a reputação do desembargador Orlando Perri em todos os inquéritos instaurados.
 
Segundo o processo, Costa Soares foi convocado para atuar como escrivão no inquérito do caso grampos. Logo da convocação, a suposta organização criminosa teria buscado sua cooptação.
 
Seria tarefa do tenente coronel a juntada de informações sobre Perri para provocar a suspeição do magistrado. Vários militares teriam se envolvido no esquema, sendo os coronéis da Polícia Militar Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco e Ronelson Barros, além do tenente coronel Januário Antônio Edwiges Batista e o cabo Gerson Luiz Ferreira Correa Junior.
 
Reportagem do programa "Fantástico", da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime.
 
Segundo a denúncia do MPE, foi Gerson quem fez à Justiça os pedidos de autorização para interceptação de números de telefones de políticos, advogados e jornalistas, grampeados no esquema.  A prática de gravação telefônica clandestina, de pessoas que não são acusadas de crime, é conhecida como “barriga de aluguel”. Acusado de ser o operador do esquema, o cabo Gerson, também ficou encarcerado por nove meses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet