Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Sinop

OAB pede celeridade em investigação de morte de advogado com três tiros em MT

Foto: Reprodução / Facebook

OAB pede celeridade em investigação de morte de advogado com três tiros em MT
A Seccional Mato Grosso (OAB-MT) cobrou da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) a apuração célere do assassinato do advogado Francisco Assis Dias de Freitas, vítima de tiros em sua residência, no município de Sinop, no dia 18 de março.  Na última semana, o presidente da OAB, Leonardo Campos, se reuniu com o  titular da pasta,  Alexandre Bustamante. 

Leia Mais:
Juízes mantêm prisões de três policiais denunciados por morte de tenente Scheifer

"O assassinato de um profissional da advocacia constitui grave atentado à justiça e ao estado democrático de direito", reforçou o presidente no pedido, endossado pelos conselheiros estaduais da OAB-MT por Sinop, Diego Gutierrez de Melo e Henei Rodrigo Berti Casagrande, que o acompanharam na visita à Sesp, junto da vice-presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.  
 
Leonardo Campos relatou ao secretário de Segurança que, através do acompanhamento estreito dos fatos feito pela Subseção da OAB Sinop, há indícios de que o crime tenha sido uma execução. Em resposta, o secretário-ajunto de Inteligência da Sesp, Wylton Massao Ohara, informou que a Segurança está acompanhando uma sequência de crimes que ocorreu recentemente na região. "Foram muitos atos de violência. É um sinal amarelo para nós", acrescentou.
 
Segundo a assessoria da OAB, a possível falta de estrutura da Polícia Civil na região preocupa a OAB-MT para que haja a solução do assassinato, como comentou o presidente, tendo em vista que as investigações acontecem não somente na cidade de Sinop. Por isso, solicitou a designação de uma equipe exclusiva para acompanhar o caso ou para que preste apoio aos investigadores já em atuação.  "Vamos saturar a região", informou o secretário de Segurança Pública. 

O caso:

O crime ocorreu por volta das 06 horas, quando a família se preparava para sair de casa e ouviu o cachorro latindo muito. Quando a vítima abriu a porta para verificar o que estava ocorrendo, foi atingida por disparos de arma de fogo. A esposa de Francisco, ao escutar o som de tiros, correu para quarto e pegou a arma do marido e efetuou dois disparos sem rumo, com intuito de assustar o suspeito.
 
Ao retornar para a sala, a esposa encontrou o marido caído e o socorreu levando-o para o Hospital Santo Antônio, onde ele faleceu. Na residência, foi verificada grande quantidade de sangue pelo chão da sala e também três estojos de calibre 380 e um revólver calibre 38, com cinco munições, sendo duas deflagradas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet