Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

Polícia Federal desarticula organização criminosa de traficantes no Acre

A Polícia Federal deflagrou na madrugada de hoje (04/07) a Operação Joinville[1]. Cerca de 200 policiais federais estão cumprindo 51 mandados de prisão e de apreensão de bens e material probatório, relacionados ao tráfico interestadual de drogas com base no estado do Acre e ramificações nos estados de Rondônia, Pará, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.

A operação teve início em março de 2009, a partir de informações de Inteligência da PF e já soma um total de 22 prisões e de 183.6 quilos de cocaína, duas armas, 32.000 DVDs; sete veículos e U$ 31.000,00 apreendidos. Até o momento foram identificados mais 34 integrantes da organização criminosa.

Os traficantes se utilizavam de uma empresa agropecuária de fachada e de uma fábrica de móveis para acobertar as operações ilegais. Negociadas as drogas em outros estados, retornavam com veículos, que eram utilizados como parte do pagamento pelos intermediários. O dinheiro arrecadado era trocado por dólares no mercado local para a aquisição de mais cocaína.

Trata-se de uma das ações de maior vulto já desencadeadas no estado do Acre.

Durante a execução de uma das prisões, no cumprimento de um dos mandados expedidos pela justiça, a equipe da PF foi recebida com disparos de arma de fogo, tendo revidado em seguida. Não tiveram feridos.

Foram confirmadas as prisões do investigado e do autor dos disparos, que deverá responder pelo crime de tentativa de homicídio.

Foram apreendidos, até o momento, R$ 34.000, uma pistola de calibre.380 com munições, um caminhão no valor de R$ 90.000, e um automóvel.

Os integrantes da organização criminosa responderão por tráfico ilícito de drogas, lavagem de dinheiro, financiamento ao tráfico, entre outros crimes, podendo, inclusive, ter todo o patrimônio apreendido.

Será concedida entrevista coletiva às 10h no Edifício da Superintendência Regional da Polícia Federal em Rio Branco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet