Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

DECISÃO POLÍTICA

Advogado de MT preterido por Dilma para cargo de desembargador vê decisão política, mas sem privilégios

Foto: Reprodução

Advogado de MT preterido por Dilma para cargo de desembargador vê decisão política, mas sem privilégios
A decisão da presidente Dilma em escolher o advogado Hércules Fajoses, assessor jurídico do vice, Michel Temer, para o cargo de desembargador do Tribunal federal da 1ª Região, causou constrangimento em quem acompanhava o processo de indicação. Com a deliberação, o mato-grossense Almino Afonso Fernandes foi preterido, mesmo recebendo maioria esmagadora de votos no Conselho Federal da ordem dos Advogados – 80 de 81 votos possíveis. Na opinião de Fernandes a decisão foi política, porém sem privilégios.

Leia mais:
Defesa pede alternativas para prisão preventiva e Eder poderá utilizar tornozeleira eletrônica

“Eu vejo isso como uma opção da presidente. Penso que qualquer um dos três poderia dignificar a vaga destinada a advocacia”, afirmou Almino, em entrevista ao Olhar Jurídico. Além do jurista de MT , Hércules Fajoses e Gerson Ney Ribeiro fizeram parte da lista tríplice para o cargo. A escolha de Rousseff, porem, passou a ser recriminada, ganhando contornos de mais uma nomeação política.

“Eu acho que é uma decisão política com vários ingredientes, mas não creio que possa ter acontecido uma escolha política a ponto de se privilegiar um nome específico”, concluiu Fernandes. O advogado tentava preencher a cadeira vaga pela aposentadoria do desembargador Carlos Olavo Pacheco de Medeiros

Mesmo contrariando as expectativas, o novo desembargador, Hércules Fajoses, atuará em Mato Grosso, Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantis.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet