Olhar Jurídico

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ELEIÇÕES 2014

Aplicativo Pardal ultrapassa 500 denúncias de crimes eleitorais

Aplicativo Pardal ultrapassa 500 denúncias de crimes eleitorais
Cinco meses após ser lançado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o aplicativo Pardal registra o recebimento de 502 denúncias por crimes eleitorais até a manhã desta terça-feira (16). As infrações anexadas com documentos no sistema servem como suporte para os juízes e Ministério Público analisarem a conduta dos candidatos nas eleições.

Leia mais 
TRT instala unidade exclusiva para ex-trabalhadores do Modelo

A ferramenta, disponibilizada para coibir irregularidades no pleito eleitoral, permite envio de denúncias de forma anônima e já foi baixado por cerca de 2 mil usuários de diversos municípios mato-grossenses.

Das 502 denúncias recebidas pela Ouvidoria Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, 217 foram enviadas por eleitores de Cuiabá. Os demais registros vieram de outros 49 municípios, como por exemplo: Sinop, Várzea Grande, Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, entre outros. 68% são denúncias por propagandas e banners, 12% definidas como "outros", 6% por uso da máquina administrativa, 4% por compra de votos, 4% por propaganda em Site da Internet e 3% por propaganda nas redes sociais.

Por enquanto, as denúncias recebidas pelo TRE via sistema Pardal foram responsáveis por originar 49 processos na Justiça Eleitoral. Desses, 24 foram arquivados por falta de consistência de provas. Atualmente, 1 denúncia está em tramitação na Corte e 24 nas zonas eleitorais.

O Pardal está disponível para download gratuito na loja virtual Play Store para smartphones do sistema Android ou diretamente no site: www.tre-mt.jus.br, no banner Pardal. No primeiro caso, para a busca do aplicativo, o cidadão deve digitar “TRE-MT”.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet