Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

resposta

Após denúncia do MPF, Julier nega irregularidades e se diz indignado

Foto: Danilo Bezerra/Olhar Direto

Após denúncia do MPF, Julier nega irregularidades e se diz indignado
Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF) acerca de sua ligação com o empresário Osvaldo Alves Cabral e suposto favorecimento judicial em troca de dinheiro, o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva emitiui nota negando que tenha cometido qualquer ato irregular.

Leia mais
MPF denuncia ex-juiz Julier por lavagem de dinheiro e corrupção

Julier, que deixou a magistratura para ingressar na vida política, afirmou ainda que nem sequer tem conhecimento sobre quais fatos estão realmente sendo investigados no inquérito judicial.

O ex-magistrado mostra surpresa e indignação com a notícia sobre a denúncia do MPF. "Reafirmo a confiança nas instituições envolvidas e a minha surpresa e indignação em face das notícias em questão, consignando que sempre pautei minha conduta pessoal e profissional com a mais absoluta ética, imparcialidade e seriedade, como é do conhecimento de toda a sociedade mato-grossense”, diz.

Entenda o caso

O Ministério Público federal (MPF) denunciou no dia 30 de janeiro de 2015 pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, o empresário Osvaldo Alves Cabral, e Julier Sebastião da Silva por atos funcionais praticados enquanto juiz federal, cargo ocupado até o dia 2 de abril de 2014, quando foi publicada a exoneração dele do cargo, a pedido, para se dedicar às pretensões políticas. A denúncia foi aceita pelo juiz da 5ª Vara Federal em Mato Grosso, Jeferson Schneider.

Conforme o MPF, a investigação por meio de monitoramento telefônico, quebra de sigilo bancário, busca e apreensão, colheita e análise de informações e oitiva de pessoas comprovou que Julier Sebastião da Silva cometeu crimes funcionais quando exerceu a titularidade da 1ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso atuando em processos de interesse do grupo representado por Osvaldo Cabral, que atuava como lobista de empresas na área de construção civil. Em troca, o então juiz federal recebia uma mesada e tinha despesas ligadas ao seu projeto pessoal e político pagas com dinheiro vindo de empresas beneficiadas por decisões dele enquanto juiz e que mantinham contratos diretos ou indiretos com o Governo do Estado.

Confira a íntegra da nota:

"NOTA À IMPRENSA

“Considerando notícias acerca da eventual presença de meu nome no episódio sujeitos à jurisdição do Ministério Publico Federal, venho esclarecer que nunca mantive qualquer ligação com atos tidos por irregulares na referida apuração. Até o momento, não tenho conhecimento sobre quais os fatos estão realmente sendo investigados no referido inquérito judicial. Sabe-se apenas da existência de um suposto oferecimento de denúncia, os quais, por certo, não trazem qualquer participação deste em suposta infração. Por fim, reafirmo a confiança nas instituições envolvidas e a minha surpresa e indignação em face das notícias em questão, consignando que sempre pautei minha conduta pessoal e profissional com a mais absoluta ética, imparcialidade e seriedade, como é do conhecimento de toda a sociedade mato-grossense”.

Atenciosamente,

Julier Sebastião da Silva"
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet