Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Eleitoral

suplente de Taques

Após vencer 'batalha' no TRE contra Fiuza, Medeiros é apresentado ao presidente do Senado

13 Nov 2014 - 10:31

Da Redação - Wesley Santiago/Raoni Ricci

Foto: Agência Senado

Após vencer 'batalha' no TRE contra Fiuza, Medeiros é apresentado ao presidente do Senado
O senador Jayme Campos (DEM) apresentou na quarta-feira 12, em audiência, o primeiro suplente de senador, José Medeiros (PPS), ao presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB). O político, que é presidente do PPS em Rondonópolis, assumirá a vaga do pedetista que assumirá o cargo de Governador do Estado de Mato Grosso, em 2015.

Veja mais:
“Comunicamos que o primeiro suplente é o Fiúza, mas o TRE disse que é o Medeiros”, diz Taques
TRE indefere pedido de Fiúza e mantém Medeiros como primeiro suplente de Taques

José Medeiros, que é agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entrou em uma disputa judicial com Paulo Fiuza, que garante ser o 1° suplente desde o início da campanha eleitoral em 2010. “A ata assinada após a renúncia do Zeca Viana para disputar uma vaga na de deputado estadual na Assembleia Legislativa, me colocava na primeira suplência e o Medeiros na segunda. Esta ata original está no processo que tramita no TRE juntamente com a ata adulterada para que possa ser averiguada a fraude”, afirmou o empresário do ramo madeireiro.

Porém, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu na última terça-feira (11) o agravo regimental interposto pela assessoria jurídica de Paulo Fiúza. Com isto, Medeiros foi mantido como o primeiro suplente de Taques. Fiuza já sinalou que deve recorrer da decisão da Justiça Eleitoral.

Entretanto, o advogado Ricardo Almeida afirma que não haverá tempo hábil para o julgamento do recurso antes da diplomação de Taques como governador e da posse de Medeiros no lugar de Taques. O julgamento acabou em 4 votos a 1. O relator André Luiz Pozzeti votou pela manutenção da decisão que extinguiu a ação, seguido pela desembargadora Maria Helena Póvoas, assim como os juízes Agamenon Alcantara e Lídio Modesto. Apenas Pedro Francisco votou contrário ao relator.

A novela deve continuar, mesmo após a diplomação dos candidatos, já que Fiuza não abre mão de tentar assumir o cargo. Vale lembrar que Pedro Taques admitiu ter havido uma falha no processo: “Ambos os suplentes são pessoas sérias, corretas. No dia do registro houve um erro e nós comunicamos ao TRE, existe uma petição com a minha assinatura, e o TRE entendeu que não poderia ser modificado. Nós comunicamos que era o Fiúza, mas o TRE decidiu que é o Medeiros. O Fiúza tem todo o direito de debater isso, tem legitimidade, mas não me cabe discutir decisão judicial”, enfatizou o ainda senador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet