Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Anoreg

Associação debate regularização fundiária urbana e rural

Foto: Divulgação

Associação debate regularização fundiária urbana e rural
Nos dias 29 e 30 de maio a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg/MT) realiza em Cuiabá o XVII Encontro dos Notários e Registradores, onde serão discutidos assuntos ligados à regularização fundiária urbana e rural.

Leia mais
Registro em cartório afasta presunção de boa-fé do comprador de imóvel hipotecado

Segundo a presidente da Anoreg/MT, Maria Aparecida Bianchin Pacheco, após a criação da Comissão de Assuntos Fundiários da Corregedoria Geral de Justiça de Mato Grosso, da qual a Anoreg faz parte, vários provimentos foram editados dispondo sobre a aplicação das específicas leis que regem a regularização, dentre eles um que recomenda a criação de Comissões Municipais de Assuntos Fundiários.

A presidente também ressalta o trabalho realizado em conjunto entre MDA, Anoreg/MT e outras entidades em oficina em Cuiabá no ano de 2013, que resultou na produção de uma carta de intenções.

“Esse trabalho em parceria já gerou frutos, como a carta de intenções, que pontuava ações para regulamentação do registro e averbação de descrição de área relativa a Glebas Públicas Federais situadas na Amazônia Legal. Uniformizando o entendimento sobre as exigências contidas no Provimento n. 33 do CNJ. Inclusive essa carta gerou a criação do Provimento nº 36/2013 e a nota de orientação n°5 do CNJ de 04/11/2013. Demonstrando a importância desse trabalho em parceira”, relembrou.
Também será discutido o panorama atual do serviço de protesto de títulos e documentos de dívida no Estado de Mato Grosso. Em recente convênio firmado entre o Instituto de Estudos de Protestos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT) e a Procuradoria-Geral do Estado as Certidões de Dívidas Ativas (CDAs) serão protestadas de maneira totalmente eletrônica gerando efetividade e agilidade na recuperação do crédito, além de economia por não se utilizar de papel.

As CDAs são títulos de crédito extrajudiciais gerados pela Fazenda Pública Estadual a partir de tributos e respectivas multas e adicionais e também de créditos provenientes de empréstimos compulsórios, contribuições e outros, que não foram pagos pelo contribuinte. Assim, as CDAs precisam ser executadas pela Fazenda Pública Estadual e o protesto é a forma mais rápida de cobrança dessas dívidas.

Entre os outros tópicos a serem debatidos estão: a Central Eletrônica de Integração e Informações (CEI) da Anoreg/MT; Medida Provisória nº 656/2015 conhecida como o “Renavam dos Imóveis”; novo Sistema Eletrônico de Cadastro Rural; Panorama atual do Registro Civil das Pessoas Naturais; alienação fiduciária; regularização fundiária na Amazônia Legal; Usucapião administrativo e regularização fundiária no novo Código de Processo Civil; arrendamento rural por estrangeiro Provimento nº 43/2015 CNJ; Aspectos práticos da escritura Pública de localização de área dos Provimentos n. 37/2013 e 63/2014 e regularização fundiária de imóveis da união em Mato Grosso.

Nova sede

A Anoreg/MT realiza ainda nesta quinta-feira (29), às 19h, a inauguração da sua nova sede na Rua Holanda, 47, Bairro Santa Rosa. O novo local tem 900 m² e abriga espaços como auditório, sala da diretoria, biblioteca, espaço gourmet, Centro de Processamento de Dados (CPD), sala de arquivo, sala operacional, banheiro feminino e masculino, copa, espaço para descanso do colaborador e duas recepções.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet