Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Geral

IN LOCO

CNJ concluiu vistorias do Mutirão Carcerário na grande Cuiabá

Foto: Reprodução

CNJ concluiu vistorias do Mutirão Carcerário na grande Cuiabá
Concluindo as vistorias na grande Cuiabá, a Unidade Prisional Luiz Gonzaga Coelho de Miranda (Cadeia Pública de Várzea Grande), recebeu, às 9h desta terça-feira (19), a equipe do Mutirão Carcerário, desenvolvido em parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Poder Judiciário de Mato Grosso.

Leia mais 
Com chapa barrada pelo TRE, Wellington Fagundes mantem agenda e irá recorrer de decisão


O mutirão é desenvolvido em duas frentes, além das inspeções in loco, uma equipe compostas por magistrados, promotores e defensores públicos revisam cerca de 10 mil processos de recuperandos de Mato Grosso.
De acordo com o juiz titular da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande (MS) e representante designado pelo CNJ para exercer a função de juiz-coordenador do mutirão em Mato Grosso, Albino Coimbra Neto, é muito difícil que haja recuperação dos presos na situação em que os presídios se encontram.

“Mato Grosso não foge à regra do resto dos presídios do país. Ainda há muita coisa a se fazer. Falta oferta de trabalho e cursos de qualificação aos recuperandos, rotinas no interior das unidades, condições adequadas de higiene, sem contar com o problema alarmante da superlotação”, afirma Albino.

Até o momento cinco das nove maiores unidades prisionais do Estado receberam a equipe. Ao final dos trabalhos um relatório será produzido pelo juiz-coordenador do CNJ no mutirão em Mato Grosso, Albino Coimbra Neto. O documento será enviado ao Conselho Nacional e também às autoridades do sistema em Mato Grosso.

Ainda restarão as unidades prisionais das Comarcas de Rondonópolis (20 de agosto/ Quarta-feira), Água Boa (27 de agosto) e Barra do Garças (28 de agosto). As unidades que já passaram pela inspeção foram: A Penitenciária Central, Presídio Feminino, Cadeia Pública de Cáceres e o Presídio Ferrugem em Sinop, além do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo Carumbé, que recebeu avaliação bastante positiva do juiz responsável.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet