Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

campo novo do parecis

Cadeia passa a ter consultório médico todo equipado

Foto: Reprodução/Ilustração

Cadeia passa a ter consultório médico todo equipado
A cadeia pública de Campo Novo do Parecis (396 km de Cuiabá) será a primeira do estado a contar com um consultório médico e odontológico, inaugurado nesta sexta-feira (27). Até hoje, apenas as penitenciárias possuem essa estrutura por ter maior quantidade de internos.

Leia mais
Projeto conclui mais um curso de capacitação para recuperandos em cadeia pública de Barra do Garças

O consultório é todo equipado graças à destinação de recursos oriundos de penas alternativas e à renda do minimercado da cadeia. A mercearia é administrada pelo Conselho da Comunidade, oferece bens de consumo aos presos e foi idealizada para que não entrem produtos de fora. Já a prefeitura doou a cadeira de dentista e disponibilizou os profissionais de saúde que farão os atendimentos uma vez por semana.

A sala médica trará uma série de benefícios não só aos presos, mas também à comunidade local como maior segurança e melhoria do fluxo nos postos de saúde. Acontece que para fazer um tratamento simples, os reeducandos tinham que ser algemados e escoltados até uma unidade da rede pública e isso causava constrangimento ao preso e à população. Além disso, eles ‘passavam na frente’ dos demais pacientes, congestionando o sistema. Às vezes essa logística ficava inviabilizada diante do baixo efetivo de agentes prisionais.

Conforme o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca, Alexandre Delicato Pampado, o tratamento odontológico voltado aos presidiários na rede pública municipal era praticamente inexistente. O magistrado conta que essa assistência à saúde bucal e corporal era uma reivindicação dos presos e que esse tratamento humanizado é necessário para se evitar motins, por exemplo. “Esse atendimento melhora o ânimo da cadeia”, frisa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet